Os alunos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio Thiago Carstens Dobuchak (5ª série do Ensino Fundamental) e Gabriel de Borba (2º ano do Ensino Fundamental) foram campeões, respectivamente, das categorias 6º ano e 2º ano do Campeonato Brasileiro Escolar, realizado na cidade de São Sebastião do Paraíso – MG.
O Campeonato Brasileiro reuniu alunos de escolas de todo o Brasil, no período de 23 a 25 de setembro, distribuídos nas categorias do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Depois de 6 rodadas disputadas pelo “Sistema Suiço” de emparceiramento, cada torneio de categoria premiou com troféu, o primeiro colocado e medalhas até o décimo colocado.
Thiago, que em 2010 ficou em segundo, já tinha em seu currículo, o título do Campeonato Brasileiro Escolar 2008, em Poços de Caldas – MG, na categoria 3ª série do Ensino Fundamental. Ele venceu a competição com 100% de aproveitamento, disputando o título, novamente, com Thiago Lopes de Oliveira, de São Paulo.
Gabriel também venceu a competição com total aproveitamento. Em 2010 foi campeão da categoria 1º ano do Brasileiro Escolar, na cidade de Poços de Caldas – MG.
Merecem destaque, também, os alunos Guilherme de Borba (5º ano) que terminou a competição em sexto lugar, jogando na categoria 5º ano, e William Ferreira Weise que terminou em sétimo lugar, jogando na categoria 6º ano.
Integrando a pequena delegação blumenauense na competição – cinco enxadristas acompanhados de seus pais -, estava a aluna da EBM Oscar Umbehaun, Rafaela de Graauw, que terminou em sétimo lugar, jogando na categoria 9º ano, naipe feminino.
Os cinco enxadristas blumenauenses representam o Clube de Xadrez de Blumenau e fazem parte das equipes de base da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, integrando as equipes de OLESC e Joguinhos. Os próximos compromissos desses jovens talentos são: Jogos Estudantis da Primavera (26 a 28/09), OLESC (25/10 a 01/11) e Campeonato Mundial da Juventude (17 a 27/11).
Thiago Carstens Dobuchak e Gabriel de Borba são campeões catarinenses 2011, das categorias sub 10 e sub 08 anos, do FESCRI – Festival Catarinense da Criança. Ambos são apoiados pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Eles integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.