Repensar a contemporaneidade: essa é a proposta do seminário internacional Fronteiras do Pensamento. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, os catarinenses terão a oportunidade de refletir com formadores de opinião e intelectuais de reconhecimento global. Esta edição conta com a participação da jornalista e escritora norueguesa Åsne Seierstad, a oceanógrafa americana e colaboradora da National Geographic Sylvia Earle, além do e ex-ministro da Educação da França e filósofo Luc Ferry. Cada um irá discorrer sobre sua expertise em apresentações com duração média de 50 minutos, mais 30 minutos de debate a partir de perguntas da plateia. O evento é uma realização ADVB/ SC e tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo).
Organizado desde 2006, o ciclo de altos estudos é uma referência nacional e já ocorre em Porto Alegre e São Paulo. Grandes temas como pensamento político contemporâneo, tendências do cinema e da arte, pesquisa cientifica, a evolução da tecnologia, mudanças ambientais e socioeconômicas são apresentados, de pontos de vista diferenciados. A conferência inaugural, que ocorreu no Rio Grande do Sul, estreou com a polêmica apresentação do historiador e professor da universidade de Yale Paul Kennedy, sobre crescimento populacional e a má distribuição de renda. O escritor e político peruano Mario Vargas Llosa, o jornalista americano Tom Wolfe, os filósofos franceses Bernard-Henri Lévy e Edgar Morin, cineastas como Wim Wenders, David Lynch e Peter Grenaway, entre outras personalidades, já palestraram nos seminários.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Luc Ferry (26 de setembro)
Filósofo e ex-ministro da Educação da França,é reconhecido mundialmente como defensor do Humanismo Secular. Já foi professor de Filosofia nas Universidades de Lyon II, de Caen e de Paris VII, além de fundador do Collège de Philosophie. Enquanto ministro de Jacques Chirac – de 2002 a 2004, se tornou polêmico por proibir o uso de símbolos religiosos nas escolas públicas francesas. Dentre as principais publicações do intelectual francês no Brasil estão “A sabedoria dos modernos”, “O Homem-Deus: ou o sentido da vida” e “Aprender a viver – filosofia para os novos tempos”. Recebeu o prêmio Aujourd'hui 2006, um dos mais conceituados de não-ficção contemporânea da França.
Sylvia Earle (27 de setembro)
Uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo, é exploradora da National Geographic Society.Realizou mais de 70 expedições marítimas em 50 anos de carreira, que somam cerca de 7 mil horas debaixo d'água. Recentemente, liderou o Google Ocean Advisory Council, um grupo de 30 cientistas dispostos a desvendar as águas para o projeto Ocean in Google Earth. Mestre e doutora pela Duke University (Carolina do Norte - USA), é diretora-executiva de quase uma dezena de fundações e ONGs voltadas à proteção das águas, publicou mais de 150 publicações científicas, e recebeu cerca de 100 premiações mundiais por seus esforços.
Åsne Seierstad (28 de setembro)
A jornalista norueguesa é graduada em Russo e Filosofia pela Universidade de Oslo. Aos 37 anos de idade, já cobriu conflitos na Rússia, China, Afeganistão, Iraque, no Kosovo e nos Estados Unidos, no atentado de 11 de setembro. Os trabalhos de Åsne como correspondente originaram os sucessos O Livreiro de Cabul, traduzido em mais de 30 línguas, e 101 dias em Bagdá, em que expôs relatos do período da guerra do Iraque, além da obra De costas para o mundo (lançamento no Brasil), em que retrata os conflitos entre Sérvia e Kosovo. Como jornalista, a norueguesa recebeu prêmios como o britânico Ethnic Multicultural Media Award e o francês Prix de Libraires, em 2004, e o italiano Maria Grazia Cutuli, no ano seguinte.
Serviço
Fronteiras do Pensamento Santa Catarina
com Luc Ferry, Åsne Seirstad e Sylvia Earle
Data: 26, 27 e 28 de setembro (segunda, terça e quarta-feira)
Horário: diariamente a partir das 20h
Local: Centro de Eventos da Fiesc - Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi – Florianópolis
Realização: ADVB SC
Co-realização: RBS Eventos
Patrocínio: Oi
Apoio: Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Governo do Estado de Santa Catarina, Brasken e Tractebel Energia
Promoção: Diário Catarinense
Passaporte Fronteiras do Pensamento*: R$ 250 | meia-entrada: R$ 125
*Entrada com direito aos três dias do evento. As palestras não são comercializadas individualmente
Desconto: 50% para estudantes, professores, portadores de deficiência física e associados da ADVB/SC. Desconto de 20% para clube no Assinante DC.
Venda online: www.blueticket.com.br
Ponto de venda: Quiosque Blueticket do Beiramar Shopping
Livraria Livros e Livros do Centro de Eventos da Fiesc
Assessoria de Imprensa da ADVB-SC