A Barca dos Livros receberá Lúcia Hiratsuka no próximo sábado (24), às 17h. Na ocasião, a escritora conversará com o público sobre sua vida literária. Autora de mais de dez livros para crianças, Lúcia ministra o curso “Narrativa para Livros Ilustrados” em Florianópolis desde a última terça-feira (20).
Com o objetivo de compreender o objeto livro ilustrado e suas várias possibilidades, são explorados exercícios focados na narrativa, na percepção das cenas e na relação palavra e imagem. O público-alvo são estudiosos de literatura infantil, escritores e aprendizes da escrita literária, ilustradores, designers gráficos, professores e outros mediadores de leitura.
Durante a sua infância no interior do estado de São Paulo, Lúcia costumava rabiscar o chão e sonhar com desenhos e histórias. Após graduar-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, passou a trabalhar na área de Literatura Infantil e Juvenil. Lúcia aprimorou seus estudos sobre livros ilustrados na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão. Lúcia ilustrou obras de artistas consagrados, como Cecília Meireles (O menino azul), Cora Coralina (O prato azul-pombinho) e Ignácio de Loyola Brandão (Um fio de prosa).
A Biblioteca Barca dos Livros possui várias publicações da autora. O Ponto de Cultura Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Mantida pela ONG Sociedade Amantes da Leitura, defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. O “Encontro com o Autor” é uma atividade mensal e gratuita.
Os Pontos de Cultura começaram a ser implantados em 2004 e são resultado de uma parceria entre o Governo Federal, os Estados e a sociedade civil. Organizações de todo o país são selecionadas através de edital público e recebem recursos para desenvolver suas atividades. Atualmente, 60 entidades catarinenses participam do programa. Cabe a SOL coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos projetos, além de realizar o repasse dos recursos financeiros.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Barca dos Livros