O desembarque da equipe tricampeã das Olimpíadas Escolares ocorreu junto com a delegação catarinense de atletas dos esportes coletivos catarinenses, que participaram até domingo (18) das Olimpíadas Escolares 2011 - 12 a 14 anos, realizadas em João Pessoa (PB). Santa Catarina conquistou 32 medalhas, divididas em oito de ouro, 11 de prata e 13 de bronze. Vinte e cinco conquistas foram nas modalidades individuais e sete nas coletivas ? mesmo número de troféus, entregues somente a estes esportes. Atletas de 26 unidades da federação participaram das Olimpíadas Escolares, que recebeu competidores selecionados em etapas estaduais. Em Santa Catarina, os Jogos Escolares de SC (Jesc), realizados pela Fesporte, em julho, em Gaspar, classificaram as equipes para a disputa nacional.
Na delegação que chegou ao final da noite a Florianópolis ainda estavam a equipe de ouro do futsal feminino da escola Marcos Olsen, de Caçador; os times de prata das meninas do basquete feminino do Colégio Jangada, de Jaraguá do Sul, e do vôlei da escola Francisco Mazzola, de Nova Trento; os meninos do handebol do Colégio São José, de Itajaí, e do futsal do Colégio Recriarte, de Camboríú, além da equipe de handebol da escola Claudino Crestani, de Palma Sola, que ganhou o bronze e do basquete masculino do Colégio Evangélico, de Jaraguá do Sul, que não subiu ao pódio. Do Aeroporto Hercílio Luz, jogadores e comissões técnicas seguiram viagem para o interior do Estado em ônibus locados pela Fesporte.
A equipe de Timbó voltou para casa em ônibus especialmente fretado pelo grupo que foi recebê-la no aeroporto. "Nos organizamos para fazer esta recepção aos atletas", comentou o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó, Clóvis Gutz. O grupo saiu de Timbó, a cerca de 175 quilômetros da Capital, às 19h. Três horas depois estavam no aeroporto. Ainda tiveram de esperar até as 23h para o encontro com os atletas, que, para surpresa dos familiares e amigos, apareceram de cabelo raspado na área de desembarque. Entre choro, aplausos, abraços e muita emoção, sobre o novo visual não faltou o comentário dos pais e mães corujas: "Eles ficaram ainda mais bonitos".
Em Caçador, no Meio-Oeste, as meninas da escola Marcos Olsen, campeãs invictas do futsal, desfilaram na manhã desta terça-feira (20) em carro aberto pelas ruas da cidade e foram recepecionadas na escola por colegas, professores, pais e autoridades, como o prefeito Imar Rocha e o secretário de Desenvolvimento Regional, Gilberto Comazzetto.
Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte e confederações olímpicas. O governo do Estado, por intermédio da Fesporte, forneceu a todos os integrantes da delegação catarinense passagens aeres e terrestres, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como cereais e frutas, e água mineral e suco para hidratação dos competidores. O diretor administrativo-financeiro da Fesporte, Jurani Miranda, representou o governo do Estado na recepção aos atletas em Florianópolis.
Assessoria de Imprensa da Fesporte