O velejador catarinense André “Bochecha” Fonseca participará, ao lado do carioca Marco Grael, do Campeonato Sul-Americano da categoria 49er, que será realizado em Porto Alegre (RS), de 17 a 20 de setembro. As provas ocorrerão nas raias da Baía da Tristeza e da Baía da Pedra Redonda, no Guaíba.
“Estamos com esperanças, defendendo o título conquistado no ano passado. O nível está mais alto, pois todos estão treinando com objetivo olímpico, que aumenta as dificuldades. Contamos com um pouco mais de tempo na classe, e experiência sempre ajuda”, disse “Bochecha”.
Os atletas estão em fase de preparação para o Campeonato Mundial da Classe, primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, que será disputado entre os dias 7 e 17 de dezembro, na Austrália. “Consequentemente, treinamos forte para o Sul-Americano. Fizemos diversos treinamentos em conjunto com uma equipe chilena, testando equipamentos como velas e mastro de alto rendimento, que foram adquiridos graças ao apoio do Governo do Estado. Esse período de treinamentos e o próprio Sul-Americano servirão para decidirmos quais equipamentos iremos utilizar na eliminatória para as Olimpíadas”, destacou Fonseca.
“Bochecha” e Marco, integrantes da equipe brasileira de vela, ocupam atualmente o 1º lugar do ranking nacional da categoria. Neste ano, conquistaram o Campeonato Brasileiro da classe 49er e alcançaram a 7ª posição na Etapa da Copa do Mundo na França e a 11ª na Etapa da Copa do Mundo da Alemanha.
André recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Ele integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.