A iniciativa faz parte do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), desenvolvido por meio de convênio assinado no mês de janeiro com o Ministério do Turismo. “Esta parceria com o trade catarinense é muito importante como início de uma longa e permanente caminhada de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Santa Catarina”, comenta a responsável pela campanha, Daniela Nunes e Castro, da Gerência de Projetos Turísticos da SOL.
Para a campanha, foi produzido um banner eletrônico, contendo três peças publicitárias que serão exibidas em formato de gif animado. O material ficará em destaque no site da SOL (www.sol.sc.gov.br) por 30 dias. Demais entidades do trade turístico com representação no Conselho Estadual de Turismo também o disponibilizarão em seus sites.
As entidades parceiras também distribuirão virtualmente um texto informativo sobre a prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação tem por objetivo estimular a adesão do trade turístico ao Código de Ética da Organização Mundial do Turismo e ao Código de Conduta para a Proteção da Criança contra a Exploração Sexual em Viagens e Turismo (The Code).
The Code – Criado em 1998, foi elaborado pela ONG internacional Articulação Internacional contra a Prostituição, Pornografia e Tráfico de Crianças e Adolescentes (ECPAT), em parceria com a Organização Mundial de Turismo. Já assinaram o código empresas de 32 países ao redor do mundo, entre elas: agências de viagens, operadoras, agências de eventos, associações, sindicatos, cooperativas, casas noturnas, restaurantes e meios de hospedagem.