A- A A+

A delegação catarinense que disputa até o dia 18 as Olimpíadas Escolares 2011 – 12 a 14 anos, em João Pessoa (PB), encerrou o primeiro final de semana de competição com 13 medalhas, divididas em quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Na edição 2010 do evento, o Estado conquistou 20 medalhas.

 

As primeiras conquistas deixaram Ademar Silva, chefe de delegação de SC e integrante da gerência de inclusão e base da Fesporte, otimista. “Vamos conquistar mais medalhas que no ano passado”, projetou. As Olimpíadas Escolares não apresentam um campeão geral, mas distribui troféus e medalhas e os vencedores de cada modalidade são classificados para a disputa do sul-americano escolar, que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

 

Até o final da tarde de domingo, o atletismo havia garantido as mais expressivas conquistas. Marcos Balbinot, de Chapecó, ganhou com facilidade o ouro no arremesso de peso. O jovem atleta fez a marca de 15m48, com quase um metro de vantagem sobre o segundo colocado. No disco, Marcos, que havia feito a quarta melhor marca nas eliminatórias, ganhou a prata. O atletismo ainda deu prata para Samara Furtado, de Joinville, no lançamento do disco.

 

O ciclismo já garantiu ouro e prata nas Olimpíadas Escolares. A primeira colocação foi na prova de revezamento de estrada, com a dupla Erick Bruske, de Indaial, e Vinicius Woitke, de Fraiburgo, cruzando juntos a linha de chegada. No sábado. Erick ficou em 2º na prova individual de estrada e Vinicius em 4º. No ano passado, a equipe conquistou nas mesmas provas, respectivamente, bronze e prata.

 

Outra modalidade que garantiu uma medalha de ouro e uma de prata foi o tênis de mesa. O primeiro lugar da disputa em equipes foi para Suemi Nakashima e Heloisi Cabral. A dupla treinada por Alice Nakashima, mãe de Suemi, bateu por 3 a 0 as representantes de Sergipe. A prata na modalidade veio para a equipe masculina, derrotada na final pelo grupo de São Paulo.

 

A delegação catarinense ainda conquistou neste primeiro final de semana de Olimpíadas Escolares o ouro na disputa de equipes do badminton, com a dupla de Blumenau Cristian Ricardo Leite, da Escola Estadual de Educação Básica João Widemann, e Mateus Voigt, da Escola Municipal Duque de Caxias. E o judô deu uma prata com a judoca peso-pesado Carina Jocelia Amaro, de Itapema, que é atual vice-campeã brasileira da categoria e na disputa pelo título nas Olimpíadas foi derrotada pela atual campeã brasileira. Todas as medalhas de bronze foram conquistadas na natação.

 

Mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte. O governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense as passagens aéreas, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como isotônicos, cereais e frutas, e água mineral para hidratação dos competidores.

Assessoria de Imprensa da Fesporte

 

Acompanhe a cobertura completa em www.fesporte.sc.gov.br

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito