A- A A+

A equipe técnica da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) fez uma visita na última quinta-feira (1) à Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado, para vistoriar a edificação onde funciona um museu mantido pelo Estado . A edificação, construída no início do século XX e restaurada em 1985 - quando foi adquirida e tombada - deve passar por uma manutenção. A expectativa é de que os trabalhos comecem até o fim de setembro.

 

Segundo o gerente de Patrimônio Cultural, Halley Filipouski, os principais problemas estão na parte de pintura, esquadrias e infiltrações. Além disso, a equipe estuda ainda a construção de uma rampa para acesso de portadores de necessidades especiais. Devem ser investidos na obras recursos do governo do Estado na ordem de R$ 30 mil a R$ 40 mil.

 

Durante a visita, Filipouski e o arquiteto Gabriel Vespucci fizeram medições na estrutura da Casa de Campo. Desde o tombamento, há 26 anos, a edificação já havia passado por outra intervenção em 2001.

 

Casa abriga coral infantil

 

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz abriga, além do museu com peças que pertenceram à família do ex-chefe do executivo e que foram doadas por famílias de colonos alemães de Rancho Queimado, um projeto de iniciação musical para crianças e formação de plateia.

 

Todas as quartas-feiras à tarde, 32 crianças moradoras da cidade participam dos ensaios do coral no prédio. Há ainda seis crianças que foram beneficiadas com uma bolsa para aulas de piano individual.

 

No fim do ano, os pequenos cantores devem mostrar à comunidade o resultado do ano de ensaios em um concerto de Natal.

 

Crédito: Divulgação/FCC

 

Fachada da Casa de Campo Governador Hercílio Luz - Rancho Queimado

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito