A cidade de Orleans, localizada na região Sul de Santa Catarina, comemorou, na última terça-feira (30), 98 anos de emancipação. Para celebrar a data, a Prefeitura está promovendo a Semana Cultural. As atividades tiveram início no dia 25 e seguem até domingo (04). O evento recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo).
A festa no município teve início, na quinta-feira (25), com o 9° Festival de Dança e atividades na Praça Celso Ramos, como os Programas Saúde Bucal e Saúde da Mulher. Na sexta (26), foi realizada a final do 2° Femil - Festival de Música Infanto-Juvenil -, que reuniu alunos de todas as escolas do município no Centro de Eventos Galiano Zomer.
Já no sábado (27), o destaque foi a 4ª Confraternização de Motociclistas. Na noite de domingo (28), o “Orleans Entra na Dança” apresentou várias bailarinas da cidade. Na mesma noite, o público pôde conferir a música de Rodolfo Rocha e Banda. O mesmo palco recebeu, na segunda-feira (29), as bandas Nativos e Geração Catarinense.
Na terça-feira (30), feriado municipal, as atividades começaram pela manhã, com exposição de artesanato e feira livre. À tarde, além de outras atrações artístico-culturais, houve a apresentação da dupla de humoristas Tio e Sobrinho.
Também esteve presente nas comemorações o bisneto da Princesa Isabel, Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança. Ele participou da inauguração de um monumento em homenagem à sua bisavó e de um almoço festivo do Lions Clube, em que contou um pouco da história da Família Real no Brasil.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Orleans.