A- A A+

A edição 2011 das Paraolimpíadas Escolares, destinada a alunos-atletas entre 12 e 21 anos, chega ao último dia de competição nesta terça-feira (30), em São Paulo. E as equipes de Santa Catarina brilham, principalmente nas modalidades de natação e atletismo. Até agora, os catarinenses acumulam 58 medalhas: 25 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.

 

Na segunda-feira (29), a natação conquistou sete medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Já o atletismo obteve cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. E a terceira modalidade a conquistar medalha nesta segunda-feira foi o tênis de mesa, com um ouro e duas pratas. O dia não foi bom para as modalidades de goal ball, vôlei sentado, futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas. As equipes de Santa Catarina foram eliminadas sem ganhar medalhas.

 

Na natação, o segundo dia de provas obteve ouro com Emanuella Camilo Pereira, no 50m livre; Yuri Edward Schulze, no 50m peito, na categoria 12 a 15 anos; Ana Paula Fernandes, no 100m livre e 100m peito; Simone da Silva, no 100m livre; e Jonathan Eduardo de Farias, no 100m livre e no 100m peito, na categoria de 16 a 20 anos. Ao todo são 13 medalhas de ouro na natação, que ainda tem provas decisivas nesta terça-feira.

 

O mesmo rumo toma a equipe de atletismo. Depois de conquistar seis medalhas de ouro no domingo (28), obteve mais cinco nesta segunda com Suelen de Oliveira, nos 300m; Giovani Zenere, também no 300m; André da Cruz, no salto em distância e na prova de 300m livre; e Marcelo Augusto de Oliveira, nos 400m. A exemplo da natação, Santa Catarina ainda briga por medalhas nas provas desta terça-feira (30) no atletismo.

 

A segunda-feira (29) também foi especial para os atletas de tênis de mesa. Márcia da Silva, de São José, garantiu a medalha de ouro para a modalidade, enquanto Renan José Dias e Eric dos Reis, ambos de Joinville, conquistaram prata para Santa Catarina. Nos jogos desta terça-feira, os catarinenses têm a possibilidade de obter mais medalhas.

 

Das nove modalidades que Santa Catarina disputa, também ainda tem boas chances de conquistar medalhas na bocha paraolímpica, que terá muitas decisões nesta terça-feira. No judô, a participação foi encerrada no domingo (28), com duas medalhas de prata para os catarinenses.

 

Classificação parcial é um bom prenúncio para Santa Catarina - No boletim divulgado na segunda-feira, Santa Catarina lidera no atletismo com 111 pontos, seguido por São Paulo com 105 e por Rio de Janeiro com 92. E na natação, a liderança parcial é de São Paulo, com 129, seguido por Santa Catarina, com 74 e Pará com 47 pontos. São as duas modalidades em que é divulgada uma classificação parcial pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, que promove o evento junto com o Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista.

 

O resultado nas competições mostra o quanto Santa Catarina valoriza os atletas do paradesporto, promovendo a inclusão social e lutando contra a discriminação. O Estado, que está em São Paulo representado por 89 alunos-atletas de 27 municípios, tem a terceira maior delegação entre os 24 estados participantes, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Nas Paraolimpíadas Escolares, Santa Catarina foi campeão geral em 2007, e emendou três quartos lugares seguidos: em 2008, 2009 e 2010.

 

Nesta edição, as Paraolimpíadas Escolares contam com 962 atletas, tanto das escolas 4particulares quanto das redes estadual e municipal. A classificação dos atletas foi feita nos segmentos deficiência intelectual (D. I.), deficiência física (D. F.) e deficiência visual (D. V.) nos dois naipes. Os campeões, em suas modalidades, asseguram o direito a uma bolsa-atleta, além de saírem na frente na briga para representar o Brasil na Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

 

As Paraolimpíadas Escolares vão definir os campeões nacionais em cada uma das modalidades e o também o ganhador do título de campeão geral. Além do troféu para o campeão de cada modalidade, os três primeiros por segmento e naipe, em cada modalidade, estão recebendo medalhas.

 

Assessoria de Imprensa da Fesporte

 

Acompanhe a cobertura completa em www.fesporte.sc.gov.br

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito