Os campeões da edição 2011 do Ironman 70.3 Brasil, disputado no último sábado (27), no Parque Beto Carrero, em Penha (SC), foram Adriano Sacchetto, com o tempo de 3h49min52, e Suzana Festner dos Santos, com 04h18min36s.
O circuito Ironman 70.3 é uma versão do Ironman, com a metade do percurso: 1,2 milhas de natação (1,9 km), 56 milhas de ciclismo (90 km) e 13.1 milhas de corrida (21,1 km). A soma das distâncias, em milhas, dá nome à prova. Considerado um dos maiores eventos de triathlon da América Latina, contou com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Com mais de 800 atletas provenientes de 20 países, a etapa brasileira incluiu as categorias Amador e Elite, com faixa etária de 19 a 67 anos. A prova vai classificar 50 triatletas para o Mundial de Ironman 70.3 2012, que será realizado em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.
O Ironman 70.3 Brasil foi uma realização da Latin Sports, com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Parque Beto Carrero, da Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc), da Prefeitura de Penha e da Associação Brasileira de Esportes Endurance.
Atletas Projeto “Rumo à Vitória” – A prova contou com a participação de quatro atletas apoiadas pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
O destaque foi Mariana de Andrade, que conquistou o 5º lugar na elite feminina e foi a melhor catarinense na disputa. A triatleta de Florianópolis já se prepara para as próximas competições, que ocorrerão no mês de setembro: o Ironman 70.3 Muskoka, no Canadá, no dia 11, e o Ironman 70.3 Cancún, no México, no dia 18.
Júlia Romariz ficou na 2ª posição da categoria 20-24 anos e na 20ª geral. Agora seu treinamento estará focado nas próximas etapas do Campeonato Catarinense de Triathlon e nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), nos quais representará Florianópolis.
Vanuza Maciel garantiu o vice-campeonato na categoria amadora 40-44 anos e a 16ª colocação no ranking geral feminino. O Ironman 70.3 em Penha foi uma preparação para a curitibana radicada em Florianópolis. Ela disputará ainda neste ano o Mundial de Ironman em Kona, no Havaí, no dia 8 de outubro. O outro grande desafio que Vanuza enfrentará será o Ultraman do Havaí, em novembro.
Valéria Rosati foi campeã da categoria 45-49 anos, alcançando a 17ª posição entre as mulheres.
Mariana de Andrade, Júlia Romariz, Vanuza Maciel e Valéria Rosati integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.
Mais informações em www.meioironmanbrasil.com.br