O tema desta edição é “Racionalizando recursos e ampliando oportunidades” em alusão à demanda pelo uso racional de recursos para a sustentabilidade da lavoura arrozeira e à demanda pela conquista de novos mercados com um produto diferenciado.
Os Congressos Brasileiros de Arroz Irrigado tiveram início em 1999, após a fundação da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), visando atender a crescente demanda de informações científicas e tecnológicas apresentadas nas tradicionais Reuniões da Cultura do Arroz Irrigado, que seguiram paralelamente aos Congressos até o ano de 2007, quando as Reuniões passaram a ocorrer em anos alternados aos dos Congressos.
O Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é realizado bienalmente, na forma de rodízio, pelas principais instituições de pesquisa em arroz irrigado do sul do Brasil: Embrapa–CPACT/UFPel, IRGA/UFRGS, UFSM e Epagri. Neste ano, conta com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Funturismo.