A equipe de patinação de velocidade de Santa Catarina, composta pelos patinadores Daian Knorst Ludwig, de Chapecó, e João Vicente Scarpin, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar na categoria principal máster do Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade - Etapa de Rua. As provas, realizadas pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), em Brasília (DF) no sábado (30) e domingo (31), contaram também com a participação de mais de 70 atletas dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e do próprio Distrito Federal.
Em dois dias de provas, os atletas catarinenses participaram de quatro corridas: 500m, 1.000m, 5.000m e 10.000m. No revezamento (2.000m), os catarinenses não puderam participar, pois a equipe deveria conter no mínimo três patinadores. Daian e João Vicente enfrentaram, além dos atletas de alto rendimento, a excelente qualidade técnica e o forte trabalho de equipe dos outros patinadores, acostumados aos treinamentos em conjunto.
No primeiro dia de provas, João Vicente conquistou o ouro nos 500m e nos 10.000m. Daian foi prata e bronze nessas provas. No domingo, foi a vez das provas 1.000m e 5.000m. Daian foi prata e bronze enquanto João Vicente foi bronze e mais uma vez ouro, respectivamente.
No saldo final, Santa Catarina ficou com 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze, o que garantiu ao Estado o título de campeã brasileira na categoria. A CBHP ainda premiou Santa Catarina como Melhor Equipe, pois o Estado subiu ao pódio em todas as provas que participou. Além disso, João Vicente foi eleito o melhor atleta da competição na categoria, devido aos ótimos resultados de suas corridas. Os atletas agora se preparam para a próxima competição, a Maratona Internacional de Berlim, em setembro, na Alemanha.
Daian Knorst Ludwig e João Vicente Scarpin recebem apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Eles integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.
Assessoria de Imprensa dos atletas