Manter o patrimônio histórico conservado atrai turistas, movimenta a economia e mantém viva a cultura de um povo. O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior esteve hoje na companhia do governador do estado, Raimundo Colombo em duas das mais antigas igrejas de Santa Catarina. Ambos assinaram convênios para liberação de recursos provenientes do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), serão aplicados na segunda fase das obras de restauração da Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, e da Igreja Matriz de São José, no centro histórico.
O primeiro ato de assinatura ocorreu pela manhã em São José e à tarde no Ribeirão da Ilha que contou com a presença da comunidade. “Ribeirão da Ilha é uma das comunidades mais antigas de Florianópolis. Aqui chegaram os primeiros açorianos. A partir daí imagine quantos florianopolitanos foram batizados e casaram nesta igreja que é de suma importância para nossa cultura e o nosso turismo”, afirmou Souza Junior.
O governador Raimundo Colombo também destacou a importância da preservação do patrimônio histórico. “Preservar nossa cultura é manter vivo na memória quem somos de verdade, por isso a importância de manter conservado o nosso patrimônio”, comentou. Serão liberados R$ 1,7 milhão para cada obra, totalizando R$ 3,4 milhões. A primeira fase das reformas das igrejas teve início em 2009 e foi concluída em dezembro de 2010.
A partir da liberação dos recursos, começa a segunda fase da reforma em ambas igrejas. Na igreja Matriz de São José será feita a pintura do forro, das esquadrias e da alvenaria interna, além de projetos de infraestrutura, como drenagem e parte elétrica serão realizadas nesta etapa. Já na igreja do Ribeirão da Ilha será realizada a drenagem da área junto à construção, a finalização do forro na área do coro, a reforma da parte elétrica e a restauração das fachadas e torres, incluindo pintura.