“Fico feliz em poder participar de Festival de Dança de Joinville”. “É bastante gratificante saber que vamos conhecer o Balé Bolshoi”. “Sem o Festival Mário de Andrade jamais participaria do maior festival de dança do mundo”. As palavras dos estudantes-dançarinos Júlia Bristot, 14 anos, e Caroline Martins, 15, ambos da Escola Estadual Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, além de Matheus Henrique, 12 anos, da Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, dão a dimensão do que é participar da 29ª edição do Festival de Dança de Joinville, que ocorre de 20 a 30 de julho.
Os três estudantes fazem parte dos quatro melhores grupos de dança classificados na edição de 2010 do Festival Escolar de Dança Mário de Andrade que se apresentaram nos palcos abertos do Festival de Dança joinvilense nesta quinta-feira (21), que inclui ainda Escola Municipal Lupércio Koeche de Oliveira, de Lages.
O Festival Mário de Andrade é uma realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e concede aos melhores grupos a oportunidade de uma exibição no evento de Joinville. A primeira ação dos estudantes foi conhecer os bastidores do festival.
Depois, eles se apresentaram no evento. Quem primeiro entrou no palco aberto do festival, montado na Feira da Sapatilha, anexa ao Centreventos Cau Hansen, foram os alunos da Escola Estadual Catulo da Paixão Cearense, com o número “Pra sempre discoteca”. Os estudantes realizaram uma apresentação contagiante e foram muito aplaudidos. O mesmo ocorreu em seguida, com os estudantes da Escola Municipal Lupércio Koeche de Oliveira, de Lages, com o número “Ritmos de Rua”.
Dançarinos da Escola Municipal Lupércio Koeche de Oliveira, de Lages, dançam o número
"Ritmos de Rua" (Foto: Antonio Prado/Fesporte)
Logo após se apresentaram os dançarinos da Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, com a dança “Balanço”, e os estudantes da Escola Estadual Coralia Gevaerd Olinger, Passos Maia com o número “Planeta água”. A partir das 17h, todos os 83 estudantes das quatro escolas se apresentaram novamente. Desta vez em outro palco aberto, na Praça Nereu Ramos. Mais uma vez, os estudantes foram bastante aplaudidos. Nesta sexta-feira (22), os dançarinos encerram sua participação conhecendo a infraestrutura da Escola do Balé Bolshoi.
Estudantes da Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, apresentam a dança "Balanço"
(Foto: Antonio Prado/Fesporte)
Assessoria de Imprensa da Fesporte