A- A A+

Cicloturismo: conhecendo lugares de bicicleta. Este foi o tema de uma das mesas de debates deste sábado, 16 de julho, do 6º Salão do Turismo, em São Paulo. Caracterização da atividade; apresentação de roteiros catarinenses, como o Circuito Vale Europeu e o Circuito Acolhida na Colônia; implementação de circuitos; e experiências profissionais e pessoais foram os principais temas do debate.

 

Discutiram o assunto Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil; Eduardo Green, diretor da operadora Caminhos do Sertão Cicloturismo; e Ademir Winkelhaus, gestor de turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. O mediador da mesa foi o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini.

 

“Há 50 anos as pessoas queriam sair do campo e ir para a cidade. Hoje acontece ao contrário, sendo que Santa Catarina é pioneira no cicloturismo. Este tema tão importante é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos”, destacou Flávio Agustini durante o debate. Walter Magalhães ressaltou que o cicloturismo não tem a intenção de oferecer competição, mas sim a possibilidade de aproveitar o caminho que se percorre. Para o diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil, a atividade desenvolve, ainda, o senso de companheirismo e de trabalho em equipe.

 

Ademir Winkelhaus, que apresentou o Circuito Vale Europeu – primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta – destacou que o maior legado deixado pelo cicloturismo nas cidades que compõem o circuito é a integração dos moradores com a atividade. “Hoje a bicicleta leva a população ao lazer”, afirma. Para Eduardo Green a ideia é tornar Santa Catarina um pólo do cicloturismo, já que a atividade surgiu no Estado e este aparece com destaque no cenário nacional.

 

Durante a mesa de debates foi apresentado ao público a publicação “Circuitos de Cicloturismo: manual de orientações para o desenvolvimento da atividade no Brasil”, com o objetivo de fomentar o cicloturismo no país. O manual foi desenvolvido entre os anos de 2008 e 2010 no Estado catarinense, e tem como intuito informar, incentivar e orientar as prefeituras municipais brasileiras quanto à instalação de roteiros de cicloturismo, a fim de atrair e atender turistas nacionais e estrangeiros que realizam viagens usando a bicicleta como meio de locomoção.

 

O manual traz informações como panorama do setor, características do cicloturista, efeitos positivos da atividade, e orientações para a elaboração de um circuito de cicloturismo nos municípios brasileiros. Entre os exemplos citados da atividade no Brasil, o guia destaca circuitos catarinenses. O manual foi desenvolvido pela ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis, Associação Blumenauense pró-Ciclovias e Caminhos do Sertão Cicloturismo, com apoio de Interface for Cycling Expertise (I-CE), Clube de Cicloturismo do Brasil, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Rede Catarinense de Mobilidade Ciclística (Bici-SC), Grupo CicloBrasil e  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Debatendo o cicloturismo: Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil; Ademir Winkelhaus, gestor de turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí; Flávio Agustini, diretor de marketing da Santur; e Eduardo Green, diretor da operadora Caminhos do Sertão Cicloturismo.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito