Surfistas amadores de todo o Estado estarão reunidos para a quinta etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador 2011, que vai ocorrer no sábado (16) e domingo (17), na Praia Brava (Canto Sul), em Itajaí. As disputas serão nas categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Feminina e Máster.
O circuito tem o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). A realização do evento é da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e da Associação de Surf Praias de Itajaí (Aspi).Esta quinta fase do circuito vai distribuir 2.000 pontos para o ranking da Fecasurf. Com quatro etapas de oito já realizadas, as disputas estão acirradas em todas as categorias.
Na categoria Open, o imbitubense João Paulo Abreu lidera o ranking com a pontuação de 6.536. A vantagem para o segundo colocado, Jussemir Junior, de Florianópolis, é de 764 pontos. Ele soma 5.772, e vem ameaçado pelo terceiro lugar, Matheus Navarro, de Balneário Camboriú, que tem 5.682 pontos e duas vitórias no circuito.
A categoria Júnior também promete grandes disputas pelas primeiras posições. Matheus Navarro, depois de também vencer duas etapas nesta categoria, está em 1º no ranking com 7.240 pontos. Na segunda colocação vem o atleta de Florianópolis Cainã Barletta, com 6.098 pontos. João Paulo Abreu está apenas 16 pontos atrás, com 6.082.
Na categoria Mirim, o surfista de Floripa Irvin Ravi, que tem 5.852 pontos, vai brigar pela liderança do ranking com Luan Wood, que ocupa o segundo lugar com 5.312 pontos.
Os três primeiros colocados da categoria Iniciantes também estão muito próximos na pontuação. Com 5.058 pontos, o líder é o surfista André Heiden, de Balneário Barra do Sul. Ele tem uma pequena vantagem de 18 pontos para o segundo, o imbitubense Ian Tavares. Outro imbitubense, Lucas Miguel, vem logo atrás na terceira posição, com uma diferença de 108 pontos para Ian.
Na categoria Infantil, até 12 anos de idade, o primeiro lugar é do surfista de Florianópolis Lucas Vicente, com 7.040 pontos, seguido por Giovani Picaski, de Imbituba, com 6.390 pontos.
Na categoria Feminina, outra atleta de Floripa está na liderança: Marina Resende. Com 6.912 pontos, tem uma boa vantagem sobre a segunda colocada, Aloha Maciel, também da capital, com 5.240 pontos.
A categoria Máster tem na ponta o estreante Stewson Crippa, com 7.420 pontos. Ele possui uma boa folga sobre o segundo colocado, David Husadel, com 6.080 pontos, um dos ícones do surf catarinense. Husadel promete reverter a situação, mas também está com a posição em risco. O surfista da Guarda do Embaú Junior Maciel, sete vezes campeão nesta categoria, vem na terceira posição com apenas 86 pontos de diferença.
Líderes do Ranking Catarinense Fecasurf 2011 após a 4ª Etapa
Open - João Paulo Abreu (6.536 pontos)
Júnior - Matheus Navarro (7.240 pontos)
Mirim - Irvin Ravi (5.852 pontos)
Iniciantes - André Heiden (5.058 pontos)
Infantil - Lucas Vicente (7.040 pontos)
Feminino - Marina Resende (6.912 pontos)
Máster - Stewson Crippa (7.420 pontos)
Acompanhe a transmissão do evento em www.fecasurf.com.br.
Assessoria de Imprensa da Fecasurf