A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte participou nesta quarta-feira, 13 de julho, durante o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, do lançamento da chamada pública do Projeto Turismo Religioso: experiências do Brasil, do Ministério do Turismo (Mtur).
O projeto tem como objetivo selecionar cinco destinos de turismo religioso no Brasil visando fortalecer o segmento a partir do desenvolvimento, gestão e estruturação da oferta de produtos turísticos religiosos. A partir desta quinta-feira, 14 de julho, o edital estará disponível no site do Ministério para os municípios que quiserem se candidatar, por meio das prefeituras municipais. O envio das propostas será de 20 de julho a 19 de agosto, e a divulgação dos resultados no dia de 19 setembro.
Durante a chamada pública foram apresentados os critérios de avaliação e os requisitos para a candidatura, que estarão disponíveis no site do Mtur. A Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, afirmou que no Brasil existem 96 produtos estruturados de turismo religioso, 340 municípios possuem oferta do segmento, e 176 têm calendário de eventos religiosos.
A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte tem fomentado o segmento de turismo religioso no Estado, por meio de reuniões com representantes do setor para a formação de um grupo de trabalho. As ações visam a estruturação do turismo religioso em Santa Catarina.
Santa Catarina apresenta importantes pólos de turismo religioso, como Nova Trento com o Santuário Santa Paulina, que recebe 6 mil pessoas aos domingos, e Santuário Nossa Sra. do Bom Socorro; Brusque, com o Santuário Nossa Sra. de Azambuja; Florianópolis, com a Catedral e a Procissão do Senhor dos Passos; Imaruí, com o Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina; Joaçaba, com a Romaria Penitencial Frei Bruno; Angelina, com o Santuário Nossa Sra. de Angelina; Campos Novos, com a Romaria de Nossa Sra. Aparecida, entre outros locais e manifestações religiosas.