A partir desta quarta-feira, 13 julho, Santa Catarina participa do 6º Salão do Turismo, um dos maiores eventos da área de turismo, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo (MTur). As dez regiões turísticas do Estado divulgarão os produtos e serviços turísticos através de pacotes, de roteiros, da gastronomia, do artesanato, da música, da dança folclórica, e de outras atrações. Santa Catarina participa com número recorde de participantes: cerca de 250 catarinenses, entre a parte institucional e comercial do evento. O Salão será realizado de 13 a 17 de julho no Pavilhão de Exposições do Anhembi na cidade de São Paulo.
Neste ano, Santa Catarina ocupa espaços estratégicos no Salão para a promoção de seus produtos e serviços turísticos. Representantes das dez regiões turísticas do Estado – Caminho dos Cânions, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Vale do Contestado, Vale Europeu, e Serra Catarinense – estarão no espaço institucional do Estado, localizado no estande da Macrorregião Sul, da Feira de Roteiros, divulgando os atrativos de cada região. Na Área de Comercialização, empresários da hotelaria, de operadoras e de parques estarão comercializando seus produtos e serviços. Estarão à venda no espaço, inclusive, ingressos para a Oktoberfest e para o Parque Unipraias.
Na Rodada de Negócios – encontros pré-agendados entre operadores de turismo e gestores públicos e empresários –, estarão representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Sebrae-SC, e de empresários-fornecedores, com o objetivo de gerar novos negócios. Os temas dos encontros do Salão este ano serão os segmentos de turismo náutico e turismo para o público LGBT, além de alguns destinos que integram o projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo. No turismo náutico, Santa Catarina apresenta os destinos que hoje recebem cruzeiros marítimos no Estado: Itajaí, Porto Belo e São Francisco do Sul; e no turismo LGBT, o destino Florianópolis.
A novidade que Santa Catarina traz este ano é a apresentação do “Circuitos de cicloturismo: manual de incentivo e orientação para os municípios brasileiros”, concebido e elaborado entre 2008 e 2010 no Estado. O tema será debatido sábado, 16 de julho, no Núcleo do Conhecimento, das 17h às 19h, na mesa de debates Cicloturismo: conhecendo lugares de bicicleta. Discutirão o assunto Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil; Eduardo Green, diretor da Caminhos do Sertão Cicloturismo; e Ademir Winkelhaus, gestor de turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. O mediador da mesa será o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini.
Na programação cultural do evento, Santa Catarina apresentará a banda Oktoberfest Freunde Musikanten, cujos músicos tocam canções tradicionais da cultura alemã; e o grupo folclórico da Casa de Cultura Boi de Mamão, da região Caminho dos Príncipes. Além disso, figurantes trajados aos moldes do baile de máscaras do Carnevale di Venezia, que acontece no município de Nova Veneza, circularão na área institucional do Estado. Haverá, também, apresentação da Associação Caminhos da Imigração Alemã. Um artesão do município de Itaiópolis pintará ovos, chamados Pêssankas, artesanato herdado de uma das etnias colonizadoras do município, a ucraniana. Os visitantes também poderão conferir um artesão de Treze Tílias, que realizará esculturas em madeira, arte trazida pelos colonizadores austríacos, entre outras atrações. Lançamentos acontecerão durante o evento, como a 73ª Festa das Flores de Joinville, no dia 14; a logomarca turística de Treze Tílias, no dia 15, entre outros.
Nas degustações gastronômicas do estande catarinense, haverá comidas típicas austríacas, do município de Treze Tílias; chocolates finos de Pomerode; Bottarga – ova de tainha defumada; Hackepeter, tira-gosto alemão servido por Joinville; paçoca de pinhão de Lages; cachaças e docinhos de São Pedro de Alcântara; maçãs desidratadas de São Joaquim; gastronomia alemã de Brusque; sardinha e atum do litoral, entre outras opções. O artesanato catarinense comporá a decoração do estande do Estado e estará à venda no Salão.
No Mercado da Agricultura Familiar – espaço destinado à apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares brasileiros, reunidos em redes, cooperativas e associações –, a Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco) será uma das representantes de SC. O Salão do Turismo constitui-se como estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, do MTur.