Os atletas Maria Vitória Ludwig, Maurício Borges e Sofia Scheer, integrantes da equipe que representa Santa Catarina no “Campeonato Brasileiro de Salto Mirim, Pré-Junior, Junior e Young Rider”, figuram entre os líderes da competição nos primeiros dias de disputa. O torneio, realizado na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba (PR), começou na quarta-feira (6) e será encerrado no domingo (10).
A amazona Maria Vitória Ludwig, de 14 anos, e o cavaleiro Maurício Borges, de 13, competem individualmente e por equipe na categoria Mirim, com obstáculos de 1,20m. Ontem (7), no primeiro dia de provas, os atletas não perderam nenhum ponto e conquistaram o 1º lugar da competição. A disputa vai continuar até domingo, quando ocorrerá a final da categoria. Maria Vitória é a atual campeã catarinense da categoria e Maurício, o vice.
Já Sofia Scheer, de 16 anos, que participa somente das provas individuais na categoria Pré-Junior (1,30m), terminou seu segundo dia de competição na 4ª colocação geral. A final da categoria está marcada para sábado.
O campeonato é seletiva para a formação das equipes brasileiras que participarão do Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) da Juventude, em Passo Fundo (RS), entre 22 e 25 de setembro, válido como o Sul-Americano.
As amazonas e o cavaleiro recebem apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Eles integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.