O atleta Mateus Kobiyama venceu as categorias sparring (luta) e fórmula (apresentação de golpes) no Mundial Aberto de Taekwondo Songahm, realizado em Little Rock, nos Estados Unidos, na última semana. O atleta disputou o título do Aberto, que não exigia classificação anterior, com competidores com idade entre 15 e 17 anos, graduação de faixa preta 1º Dan e estatura de até 1,75m.
Na categoria de fórmula, Kobiyama ficou em 1º lugar junto com um americano, mas se saiu melhor no desempate e conquistou o ouro. Já na categoria de sparring, superou dois americanos, ganhou de um australiano na semifinal e derrotou um paraguaio na briga pelo título. “Foram lutas boas e interessantes, pois os americanos e o australiano chutavam muito bem e tinham bastante agilidade. O paraguaio era menor do que os demais, entretanto lutava de um modo mais inteligente, chutava menos, só que era mais efetivo, por isso precisei de mais cuidado com ele”, destacou o atleta.
Classificado com o 2º lugar obtido no Pan-Americano de 2010 para disputar o “Top 10” do Mundial de Taekwondo Songahm, Kobiyama não alcançou um bom desempenho na competição entre os 10 melhores do mundo de sua categoria. “Perdi nas quartas de final para um uruguaio, numa luta difícil, pois era um competidor experiente e maior do que eu”, disse o atleta. “Fiquei muito feliz de ter ganhado novamente o Mundial Aberto, mas a meta principal era o ‘Top 10’. Agora inicio toda a preparação de classificatória para o ano que vem”, ressaltou.
O taekwondista natural de Curitiba e radicado em Florianópolis desde 2003 tem 17 anos é o atual líder do ranking nacional na categoria fórmula e o 2º lugar em sparring. Entre suas últimas conquistas está a 1ª etapa do Brasileiro nas duas categorias e a 2ª etapa somente em fórmula. Kobiyama pretende disputar ainda este ano o Sul-Brasileiro, o Campeonato Europeu, a 3ª Etapa do Brasileiro, o “Top Four” (final do Brasileiro) e o Campeonato Pan-Americano.
Mateus recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). O taekwondista integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.
Mateus Kobiyama (Foto: divulgação)