A- A A+

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte coordena a Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, vinculada ao Programa Mais Cultura, do Governo Federal. O Mais Cultura tem como objetivo fomentar a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades e gerar diversidade. Organizações de todo o país são selecionadas através de edital público e recebem recursos para desenvolver suas atividades.  Os Pontos começaram a ser implantados em 2004 e são resultado de uma parceria entre o Governo Federal, os Estados e a sociedade civil.

 

No dia 29 de junho, o coordenador da Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, Sérgio Machado Mibielli reuniu-se com representantes do Ministério da Cultura (MinC) em Brasília. Em pauta, aspectos técnicos da prestação de contas e captação de recursos para a realização da Teia Catarina 2011.

 

O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. “O objetivo do projeto é promover a integração e o intercâmbio da Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, bem como realizar uma mostra para a sociedade catarinense dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesses primeiros anos de convênio”, explicou o coordenador. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) deverá encaminhar ao Ministério até o próximo dia 08 (sexta-feira) um termo de referência com os custos previstos.

 

Segundo Mibielli, cerca de 240 integrantes de Pontos de Cultura sediados no interior do Estado devem participar da Teia Catarina 2011, além das 12 entidades com sede na região da Grande Florianópolis. Os recursos captados serão aplicados em transporte, hospedagem, infraestrutura e na realização de espetáculos de teatro, música e dança, além de exposições.

 

O edital de seleção em Santa Catarina foi lançado em 2008. Atualmente, 60 entidades catarinenses participam do programa. Cabe a SOL coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos projetos, além de realizar o repasse dos recursos financeiros. De acordo com o edital nº 01/08 do Programa Mais Cultura – Pontos de Cultura, do Governo Federal, cada organização deve receber R$ 180 mil, divididos em três parcelas. O primeiro repasse aconteceu em 2010 e o segundo, em 2011. O valor total é de R$ 10 milhões e 800 mil, sendo 2/3 da verba oriundos do Ministério da Cultura e 1/3 do orçamento da SOL.

 

Conforme informações do Ministério da Cultura, há mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Grupos de dança, escolas de arte, casas de cultura, pólos de produção musical e projetos teatrais são algumas das atividades desenvolvidas. As entidades contempladas devem cumprir a proposta cultural e executar o plano de trabalho conforme aprovado. A aquisição de um kit multimídia para viabilizar o acesso à internet é uma das determinações do edital. O Pontão de Cultura Digital Projeto Ganesha, um dos parceiros conveniados ao MinC, trabalha para a difusão da produção cultural dos Pontos de Cultura no Sul do país. Para mais informações, acesse www.ganesha.org.br,  www.cultura.gov.br ou www.sol.sc.gov.br, no ícone Pontos de Cultura.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito