Os atletas Douglas Brose e Lucelia Ribeiro disputam a partir desta sexta-feira (1º) o Campeonato Sul-Americano de Caratê em Assunção, no Paraguai. O foco dos caratecas é a preparação para os Jogos Pan-Americanos, principal competição do ano, que será realizada em Guadalajara, no México, em outubro.
“Este será um campeonato de testes, pois lutaremos com alguns dos atletas que estarão no Pan. Será um grande momento para sabermos como estamos tecnicamente, fisicamente, e também de estudo dos nossos futuros adversários”, disse Brose. “Isso é ótimo para avaliar nossa evolução e corrigir falhas. Estamos com uma carga alta de treino e o principal objetivo aqui é correr bem na chave e testar todos os recursos. Se vier uma medalha, melhor ainda!”, destacou Lucelia.
Em maio, os atletas sagraram-se campeões no XXV Pan-Americano de Caratê, disputado no México. Brose conquistou o ouro da categoria kumitê (luta) até 60 kg e Lucelia da categoria kumitê até 68 kg, além de integrar a equipe feminina vencedora da competição.
Douglas e Lucelia recebem apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Os caratecas integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.