O catarinense André Dutra ganhou a prova de quatro com timoneiro LTA (para atletas com mobilidade nas pernas, tronco e braço) no Campeonato Brasileiro de Juniores e Adaptável, evento da Confederação Brasileira de Remo (CBR) realizado no Rio de Janeiro no último final de semana (25 e 26). Com este resultado, a equipe está automaticamente classificada para a seletiva do Campeonato Mundial, que será disputado em Bled, na Eslovênia.
“A CBR ainda está verificando o reconhecimento para duas provas do Campeonato Brasileiro. A minha, no quatro com timoneiro LTA, e o barco Skiff Feminino, devido a problemas nas inscrições com outros barcos e em razão do número mínimo de inscritos. Mas não deve ter problemas, pois precisa passar pelo aval do Congresso da Confederação”, disse Dutra.
A equipe e todos os atletas dos outros barcos que venceram a seletiva nacional participarão de um estágio de treinamento em São Paulo, de 9 a 7 de julho, para definir os representantes do Brasil no Mundial. ”Nosso foco agora se encontra nos treinos para o Campeonato Mundial, haja vista que o barco já está formado”, afirmou Dutra. O evento ocorrerá entre 28 de agosto e 3 de setembro e será classificatório para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.
Dutra já conquistou importantes resultados neste ano. Em fevereiro, o atleta garantiu a medalha de prata na categoria LTA do Mundial de Remo Indoor, realizado em Boston, nos Estados Unidos. Na etapa da Copa do Mundo de Remo de Munique, na Alemanha, disputada em maio, alcançou a 8ª colocação no barco 4 com LTA. “Para o restante do ano, minha programação será toda feita no barco de quatro com timoneiro, que conta hoje com atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina”, destacou.
O atleta do paradesporto recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Dutra integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.