A catarinense Vanessa Feliciano conquistou o ouro no Zonal 2.4 Feminino, torneio disputado de 18 a 26 de junho, em Araruama (RJ), por enxadristas brasileiras, bolivianas e peruanas. A atleta também garantiu o título de Mestre Internacional (WMI) na competição, considerada uma das mais importantes da modalidade.
Apesar da vitória, Vanessa não conseguiu classificação para a Copa do Mundo de Xadrez. “Como fiquei em 1º lugar empatada no número de pontos com a 2ª e a 3ª colocadas, tivemos que jogar mais um minitorneio de desempate, com partidas rápidas, para disputar a vaga para a Copa do Mundo. Infelizmente eu acabei perdendo. A disputa ficou entre a brasileira (Juliana Terao) e a peruana (Ingrid Aliaga), em que prevaleceu a brasileira”, disse Vanessa.
Aos 21 anos, a riosulense é a atual campeã brasileira feminina na categoria adulto. Vanessa já inicia a preparação para defender seu título no Brasileiro Feminino Adulto, que será realizado em Balneário Camboriú (SC), de 7 a 10 de julho. Neste ano, a catarinense venceu a 1ª etapa do Circuito Pré-Olímpico e alcançou a quarta colocação na 2ª etapa, mantendo-se com a pontuação máxima para representar o Brasil na Olimpíada Mundial de Xadrez de 2012, em Istambul, na Turquia.
A atleta recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Vanessa integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.