A Arena Multiuso de São José foi palco do Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu, disputado no último sábado (25) com a participação de mais de 600 atletas. O evento recebeu ainda uma delegação do Canadá, que competiu como convidada, e contou com um público estimado de 4.000 visitantes. O Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu foi realizado com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Foto: divulgação/Hugo Valente
As lutas da faixa preta foram de ótimo nível técnico e apontaram a constante renovação de talentos em todos os cantos do Brasil. É o caso do atleta Luiz André, formado por André Marola, e que hoje representa a filial de Blumenau da Academia Nova União. O atleta foi campeão na categoria leve e vice no absoluto, mesmo enfrentando adversários muito mais pesados.
Na categoria meio-pesado, Rodrigo Fajardo (Gracie Curitiba/PR) foi o vencedor, conquistando seu pentacampeonato Sul-Brasileiro. Seu adversário na final foi João Zeferino (Gracie Florianópolis/SC), que voltou com tudo no absoluto para levar o ouro na categoria mais importante do campeonato.
O evento também marcou o retorno às competições do faixa preta Thiago Vella, irmão do campeoníssimo Gabriel, que chegou a se emocionar no telefone ao receber a notícia do bronze de Thiago.
Na faixa marrom, o campeão brasileiro André Campos (Gracie Barra Joinville) sobrou na categoria, levando o super pesado e o absoluto. A tendência é que o joinvilense, em breve, passe a incomodar na faixa preta.
Se faltaram nomes consagrados no tatame, sobraram na arquibancada. Sérgio Moraes, Mário Reis e Alexandre de Souza estiveram na competição, mas apenas para acompanhar seus alunos. Gostaram do que viram e prometeram presença no Sul-Americano, que ocorrerá em novembro, na mesma Arena Multiuso, na cidade de São José.
No resultado geral por equipes, a grande campeã foi a Academia Gracie Barra, seguida pela Gracie Florianópolis. Ao final do evento, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu sorteou seis passagens aéreas cedidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina e por uma agência de turismo, com destino ao Campeonato Rio International Open, que será disputado em julho, no Rio de Janeiro.
Foto: divulgação/Hugo Valente
Assessoria de Imprensa do evento