A- A A+

No próximo dia 29, data de nascimento do piloto Antoine de Saint-Exupéry (1900), será anunciado o projeto de restauro da moradia deste que foi um dos principais escritores do século XX.  Após 23 anos de luta, a Succession Saint-Exupéry e a Prefeitura de Saint-Maurice de Rémens conseguem dar início ao que será, em dois anos, o maior museu e centro cultural do mundo dedicado a Saint-Exupéry. No evento, o Secretário Cesar Souza Jr. será representado pela jornalista e produtora do documentário de Saint-Exupéry a Zeperri,  Mônica Cristina Corrêa, responsável pelas ações da Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina. Ao enviar seu apoio, o Secretário une-se à Succession Saint-Exupéry, tornando a casa de pilotos do Campeche uma extensão desse projeto maior.

No dia 01 de julho, ocorre a abertura da exposição sobre Saint-Exupéry que se abre em Toulouse, cidade sede da antiga Aéropostale, atual capital européia do ar e do espaço, e que se tornará cidade-irmã de Florianópolis no próximo dia 09 de dezembro. Após abertura da exposição, haverá reunião com o comitê “Villes-escales” junto à Prefeitura de Toulouse. Tratar-se-á do processo de união das cidades que foram escalas da Aéropostale, entre as quais Florianópolis.

Em Paris, durante o final de semana, um convite do Secretário Cesar Souza Jr. será entregue em mãos a seu homólogo, o Secretário de Turismo da região Île de France cuja capital é Paris, para que visite o Estado de Santa Catarina em breve. O Secretário de Turismo francês, sr. Gérard Feldzer, é ex-piloto da Air France e especialista em mobilidade urbana, ficando claras as possibilidades de trocas e parcerias entre as duas secretarias, a francesa e a brasileira.

O elo entre Santa Catarina e a França não é recente, mas pode se tornar fortalecido e propiciar avanços no turismo e na cultura do Estado. É com essa visão de desenvolvimento que a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte marcará sua presença na semana de comemorações em torno de Saint-Exupéry na França, em três cidades: Lyon/Saint-Maurice de Rémens, Toulouse e Paris. O apoio mútuo se baseia nas idéias de Saint-Exupéry, que acreditava na união entre os homens.

Uma longa história de amor

É na região sul da capital catarinense que está localizado um dos mais significativos vestígios da história do correio aéreo francês. A praia do  Campeche também é base da antiga casa em que os pilotos da companhia Aéropostale, na década de 1920, repousavam e faziam suas refeições. Era o famoso “popote”.

Entre as 11 cidades brasileiras que possuíam escalas iguais, apenas a de Florianópolis subsiste. Do mesmo modo, permanece intacto o antigo terreno de pouso, com aproximadamente 324.000 m2 ao lado da casa. O reduto ensejou a inscrição desses sítios para tombamento pela UNESCO (2009), como patrimônio universal. Além da parte material, a Aéropostale deixou no Campeche a lembrança, entre os ilhéus, da presença do piloto-escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor, entre outros, do Pequeno Príncipe, que fazia parte da companhia francesa. A história de Florianópolis toma assim dimensões universais, selada pelas relações de amizade franco-brasileiras.

Esses fatos chamaram a atenção do Governo de Santa Catarina que, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, prontificou-se a realizar estudos e avançar as questões sobre a transformação da área num complexo turístico-histórico e cultural, gerando oportunidades e valorizando o sul da Ilha de Santa Catarina. 

Assim, o primeiro passo foi dado pelo Secretário Cesar Souza Jr., que emprestou seu apoio à Prefeitura Municipal de Florianópolis no que se refere ao restauro da antiga casa de pilotos para ali instalar o Memorial Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry, projeto em andamento, que deve chegar ao término no início de 2012. Do mesmo modo, o Secretário apoia estudos a fim de avaliar um destino ao antigo terreno de pouso à altura de sua importância histórica, priorizando o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito