A- A A+

Na última quarta-feira (22), o secretário de Estado Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, acompanhou os trabalhos de montagem das exposições “Tempo, Espaço e Arte” e “Linhas Artísticas no Acervo do MASC”, que marcarão a reabertura do Museu de Arte de Santa Catarina na próxima quinta-feira (30), às 19h. O museu permaneceu fechado devido às obras de revitalização do Centro Integrado de Cultura (CIC). “A entrega do museu vai ao encontro do compromisso do governo do Estado de levar a cultura para todos os catarinenses”, comentou Souza Junior.

As informações das exposições serão apresentadas em três línguas - português, Inglês e espanhol -, levando-se em conta que Florianópolis é a capital turística do Mercosul. Esta será a primeira vez que o museu oferecerá ao público uma exposição de longa duração sobre a sua história, sendo um dos poucos museus brasileiros de arte a atender a essa necessidade institucional.

Sob curadoria de Jayro Schmidt, a exposição temporária “Linhas Artísticas no Acervo do MASC” é um reencontro do Museu de Arte de Santa Catarina - que teve início em 1948 – com o seu público, sendo uma oportunidade de conferir a variedade do acervo, que conta com importantes obras de artistas catarinenses de renome nacional e internacional. A proposta do curador é um convite à imersão, em um espaço promotor de cultura que permite ao visitante desenvolver seu próprio diálogo com as obras apresentadas. A exposição estará aberta para visitação durante um mês, às terças e sextas, das 10h às 20h, a partir do dia 31 de junho.

A concepção da exposição de longa duração “MASC – Tempo, Espaço e Arte” tem como objetivo apresentar a trajetória institucional abordando os espaços de “morada” no tempo de sua existência, desde sua criação até a sua instalação nas dependência do CIC. Trata-se de um trabalho de pesquisa coordenado pelo historiador  Fábio Andreas Richter e pelo museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis. A exposição se propõe a desvelar situações vivenciadas ao longo da existência do museu e da busca em se constituir como espaço para as artes visuais no Estado.

Com informações da Assessoria de imprensa da Fundação Catarinense de Cultura

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito