A atleta Juliane Xavier, faixa preta 1º Dan, disputa a categoria sparring (luta) com competidores de 18 a 29 anos no Mundial de Taekwondo Songahm 2011. O evento, que será realizado até o dia 26 de junho em Little Rock, nos Estados Unidos, é considerado um dos maiores torneios de artes marciais do mundo, com cerca de 30 mil participantes de diversas nacionalidades, idades e graduações.
A preparação para o campeonato incluiu treinamento de duas horas por dia, quatro vezes por semana, além de musculação. A taekwondista catarinense de 18 anos enfrentará o “Top Ten” de sparring, competição entre os 10 melhores do mundo de cada categoria. “Vou me esforçar ao máximo para vencer”, disse a atleta, que foi campeã mundial em 2009 na categoria de 14 a 16 anos, faixas azul, marrom e vermelha.
Juliane ocupa a 2ª posição no ranking brasileiro em sparring e fórmula (apresentação de golpes). Recentemente conquistou o ouro nas duas categorias no Campeonato Catarinense 2011, realizado em Blumenau, e na etapa de São Paulo do Campeonato Brasileiro.
A atleta recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Juliane integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.