A- A A+

De 24 de junho a 1 de julho, no Centro de Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o FAM 2011 - 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul vai mostrar - e discutir - o cinema que está nas telas do Brasil e dos países vizinhos. Dos 13 países da América do Sul, sete participarão do festival - Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. A entrada é gratuita.


O FAM se consolidou como uma das principais mostras de cinema e vídeo do Sul do país. Mas sua importância se deve, também, ao fato de ser um espaço para discussão sobre as políticas públicas, debates sobre cultura e estética na produção audiovisual, trocas de experiências entre autoridades ligadas ao setor e realizadores, integração e intercâmbio de ideias e projetos por meio do Fórum Audiovisual Mercosul, que é transmitido ao vivo pela internet. 

 

O auditório do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina será o palco da exibição dos oito filmes selecionados na Mostra de Longas Mercosul, a principal mostra não competitiva. Da Argentina, virão Rehen de Ilusiones, de Eliseo Subiela, Pompeya e La vieja de atrás, escrito e dirigido por Pablo José Meza. Do Uruguai, a representação é de Reus, de Eduardo Piñero e Alejandro Pi. Do Chile, o selecionado é La Vida de los Peces, de Matías Bize. Três novas produções brasileiras ainda compõem a Mostra de Longas Mercosul: Toni Venturi abre o FAM na noite de 24 de junho, com Estamos Juntos. Riscado, o longa-metragem de estreia de Gustavo Pizzi e O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges, ganhador de cinco Candangos no Festival de Brasília em 2010.

 

Mostras competitivas

 

Nas quatro mostras competitivas do FAM 2011, Curtas Mercosul, Doc-FAM, Catarinense e Infantojuvenil estarão em disputa 55 obras que traduzem a diversidade da produção audiovisual latino-americana. A programação dessas quatro mostras ocorre também no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A lista completa dos selecionados, por dia de exibição, está disponível no site www.audiovisualmercosul.com.br.

 

Os vencedores de melhor filme em cada categoria do FAM receberão o Troféu Panvision concedido pelo júri oficial. Também haverá troféu para os preferidos pelo júri popular em cada mostra competitiva, e prêmios que somam cerca de R$ 80 mil reais.  

 

Mostras Revelando os Brasis e Outros Olhares (Itália)

 

A edição deste ano terá também a Mostra Revelando os Brasis, que exibirá quatro produções resultado de um projeto que possibilita aos moradores de pequenas cidades brasileiras produzirem e contarem suas próprias histórias, e a Mostra Outros Olhares, espaço com curadoria da Associação pela Promoção da Cultura Latinoamericana na Itália (Associazione per la Promozione della Cultura Latinoamericana in Italia- APCLAI),  organizadora do Festival de Cine Latino Americano de Trieste, parceiro do FAM nesta edição. O Festival também abre espaço para a formação, com 10 oficinas nesta edição.

 

O audiovisual em debate aberto

 

O Fórum Audiovisual Mercosul terá cinco painéis, todos acontecendo a partir das 15h, na Sala Aroeira, no Centro de Eventos da UFSC. O primeiro painel, no sábado, dia 25 de junho, intitulado "A escritura, o escritor e o filme", terá a participação dos escritores catarinenses Péricles Prade e Fábio Brüggemann e do cineasta, roteirista e escritor baiano Orlando Senna, ex-secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, ex-presidente da TV Brasil e atual presidente da TAL - Televisão América Latina, uma rede comunicação entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.

No dia 28, participam do painel "A estética singular do solstício: complexidade da imagem latina" o cineasta argentino Eliseu Subiela, o diretor paulista Carlos Reichenbach (que será homenageado durante o FAM com uma mostra comemorativa) e os críticos de cinema Ivana Bentes e José Geraldo Couto. No dia 29, os convidados para o painel "Coproduções internacionais e conteúdos para televisão " são os produtores Beto Rodrigues, Pablo Fernández, Roberto d'Avila, Paulo Areas e Petrus Barreto.

 

O painel "Distribuição e novas tecnologias", no dia 30 de junho, contará com a presença do distribuidor Abrão Scherer, da Imagem Filmes; do cineasta João Massarolo, professor do programa de pós-graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP); e Luiz Gonzaga de Luca, ex-diretor da Embrafilme, fundador da diretora independente Dinafilmes e autor do livro A Hora do Cinema Digital (Imesp, 2009).

 

O último painel, cujo tema é "Nóis no nó: o não ator e os limites do real no cinema", acontece no sexta-feira, dia 1º de julho e terá como convidados os "não atores" do filme Céu sobre os ombros: Everlyn Barbin, Lwei Bakongo e Murari Krishna, mais os professores de teatro Edélcio Mostaço e Carmem Fossari e o cineasta Zeca Pires (A Antropóloga). 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do FAM 2011

 

 

 

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito