O atleta Mateus Kobiyama disputa a partir desta terça-feira (21) a edição 2011 do Mundial de Taekwondo Songahm nas categorias sparring (luta) e fórmula (apresentação de golpes). O evento, que será realizado até o dia 26 de junho em Little Rock, nos Estados Unidos, é considerado um dos maiores torneios de artes marciais do mundo, com a participação de cerca de 30 mil competidores de diversas nacionalidades, idades e graduações.
No Mundial de 2010, Mateus foi campeão em sparring e medalha de prata em fórmula. Na época, competia no nível 3, com faixa vermelha, na categoria de 14 a 16 anos de idade. Neste ano, enfrentará o desafio de encarar o torneio com a faixa preta conquistada recentemente e em nova categoria, com atletas de 17 a 29 anos. Entre 10 e 16 competidores disputarão a mesma categoria do brasileiro, sendo os norte-americanos seus principais adversários. “Minha expectativa é grande, é uma competição de alto nível, provavelmente vai ser a mais difícil que eu já competi”, ressaltou Kobiyama.
A preparação para o Mundial começou no início deste ano, com a participação no Campeonato Estadual do Paraná, nas duas etapas do Campeonato Brasileiro e no Torneio Catarinense. “A intenção de disputar todos estes torneios é chegar no Mundial em ritmo de competição”, disse o taekwondista. Os treinos iniciaram em janeiro, de 4 a 6 vezes por semana, incluindo viagens para praticar com outros atletas e em diversas temperaturas. “É muito importante enfrentar lutadores com as mais variadas características – entre elas altura, força, agilidade –, para ter estratégias e técnicas para qualquer situação”, explicou.
O taekwondista natural de Curitiba e radicado em Florianópolis desde 2003 tem 17 anos é o atual líder do ranking nacional na categoria fórmula e o 2º lugar em sparring. Entre suas últimas conquistas está a 1ª etapa do Brasileiro nas duas categorias e a 2ª etapa somente em fórmula. Após o Mundial, Kobiyama pretende disputar o Sul-Brasileiro, o Campeonato Europeu, a 3ª Etapa do Brasileiro, o “Top Four” (final do Brasileiro) e o Campeonato Pan-Americano.
Mateus recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). O taekwondista integra o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 78 atletas que representam Santa Catarina.
Foto: divulgação