A- A A+
O município de Laguna, no Sul do Estado de Santa Catarina, já começou a ser preparado para receber a temporada 2008, do espetáculo “A República em Laguna”. Depois do grande sucesso de crítica e público obtido no ano passado, os promotores do evento já estão acertando os últimos detalhes para oferecer ao público mais uma grande produção.  O município de Laguna, no Sul do Estado de Santa Catarina, já começou a ser preparado para receber a temporada 2008, do espetáculo “A República em Laguna”. Depois do grande sucesso de crítica e público obtido no ano passado, os promotores do evento já estão acertando os últimos detalhes para oferecer ao público mais uma grande produção.A arena montada às margens da Lagoa de Santo Antônio, cenário onde vários fatos históricos efetivamente ocorreram, já está sendo montada. No local, será erguida uma cidade cenográfica, com casas, igreja, câmara de vereadores, reproduzindo assim todos os aspectos de uma vila da época.

O espetáculo reúne encenação teatral, dança, música e produções em vídeo, tudo amparado por efeitos especiais e tecnologia de última geração. "São mais de 45 mil watts de som digital, o que certamente vai oferecer ao público condições de acompanhar muito bem o espetáculo de qualquer ponto da arena. Além disso, vamos usar mais de 300 refletores e produzir efeitos especiais inovadores, que vão transformar o local em um cenário mágico", revela o teatrólogo, Jairo Barcelos.

Ao todo, serão oito espetáculos, apresentados a partir das 20h30min, no período de 17 a 20 de julho e de 24 a 27 de julho. Durante as duas horas de dramatização, o público acompanha, em forma de teatro ao ar livre, a saga dos revolucionários Giuseppe e Anita Garibaldi, vultos históricos que ajudaram a escrever capítulos importantes da trajetória de nosso país.

Para reproduzir com fidelidade os fatos históricos, cerca de 500 pessoas, entre atores do grupo Teatral Terra e figurantes selecionados em meio aos moradores da cidade preservam o jeito e até o sotaque típico dos habitantes do pequeno vilarejo.

A magia do amor vivido pelo capitão Giuseppe Garibaldi e Ana Maria de Jesus, que mais tarde seria conhecida como Anita, a heroína de dois mundos, serve de ponto de partida para contar importantes capítulos da história nacional, que foram parar em livros do mundo inteiro.

A edição deste ano promete ainda grandes surpresas. Algumas novidades, claro, são guardadas a sete chaves, mas o teatrólogo Jairo Barcelos já adiantou, por exemplo, que, neste ano, a equipe de produção do espetáculo contará com a experiência de Karu Carvalho. O artista plástico é um dos alegoristas do Festival Folclórico de Parintins (Amazonas), evento grandioso comparado ao carnaval do Rio de Janeiro. Aliás, Karu Carvalho já ultrapassou há tempos os limites amazônicos e criou diversos carros alegóricos para escolas de samba cariocas.

Para Laguna, Karu vai trazer todo seu talento, o que certamente incrementará o evento, tornando-o ainda mais emocionante.

“A República em Laguna” é um espetáculo dirigido e produzido pelo grupo teatral Terra, em parceria com a New Millennium, apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e Secretaria Municipal Turismo e Lazer.

Roteiro - Baseada na peça “De Aninha à Anita”, escrita por Jairo Barcelos, inspirado no livro do historiador Wolfang Ludving Rau, a dramatização “A República em Laguna” é fruto de uma série de adaptações. Neste ano, será apresentada com uma nova leitura, buscando a valorização dos costumes da cultura açoriana. “A mudança será o retorno do espetáculo ao seu roteiro original, contando a história de uma forma bonita, para elevar a auto-estima de nossa gente e sensibilizar para a importância da própria cultura. É o reconhecimento da própria Anita como guerreira e como heroína que ela de fato foi”, enfatiza Jairo.

O espetáculo é dividido em 11 atos principais, começando pela fundação de Laguna, por Domingos de Brito Peixoto, passando pelos fatos do dia-a-dia do vilarejo e seus moradores. A conquista de Laguna pelos republicanos por terra e água, com a movimentação das embarcações pela lagoa de Santo Antônio dos Anjos; a sessão da Câmara de Vereadores e a proclamação da República Juliana são alguns dos episódios históricos apresentados durante o espetáculo. “Com certeza, a cena do primeiro encontro de Giuseppe e Anita, que evidencia o amor, mas ressalta o preconceito da época e a passagem que retrata a morte da nossa heroína, após suportar todas as pressões da sociedade e ter largado tudo para seguir seu amor e lutar por seus ideais, são os momentos mais impressionantes, que certamente vão mexer com o público e despertar grandes emoções”, destaca o teatrólogo.

Além de passagens românticas, o espetáculo é composto ainda por momentos de muita ação. Diversas batalhas entre republicanos e imperialistas, apoiadas por efeitos especiais e show pirotécnico, prometem mexer com os espectadores e movimentar a arena cenográfica.


Assessoria de Comunicação do evento
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito