As festas do Divino Espírito Santo que acontecem no centro de Florianópolis, em Santo Amaro da Imperatriz, e em Penha, têm apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A festa do centro da capital acontece até o dia 12 de junho, enquanto que as festas de Santo Amaro da Imperatriz e de Penha acontecem até segunda-feira, 13 de junho.
A Festa do Divino do centro de Florianópolis tem como objetivo captar recursos para a manutenção dos projetos sociais administrados pela Irmandade do Divino Espírito Santo. A Irmandade do Divino Espírito Santo está completando 238 anos de existência, dos quais 100 anos – desde 1910 - são dedicados a serviços sociais prestados aos moradores da Grande Florianópolis. Neste ano, a arrecadação da Festa será toda revertida para a construção de um novo prédio, que vai duplicar o número de crianças atendidas no Centro de Educação Infantil. Atualmente, o Centro atende 210 crianças em período integral.
A festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, e foi estabelecida pela Rainha Izabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta do século XIV. O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular transmitida pelos açorianos que chegaram em Florianópolis no século XVIII.