Ocorre a partir desta sexta-feira, 10 de junho, no município de Botuverá, a 20ª Festa Bergamasca, com o objetivo de resgatar a história e a cultura dos imigrantes oriundos do norte da Itália, principalmente de Bérgamo e região. O evento, que acontece até domingo, 12 de junho, tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
A festa é realizada todos os anos no mês de junho, mês em que o município comemora a data da emancipação política e administrativa, e conta com apresentações de danças típicas italianas e de corais da região e de bandas tradicionais. A Festa Bergamasca também terá na programação uma missa celebrada, na íntegra, no dialeto ítalo-bergamasco.
A gastronomia típica também faz parte do evento. Serão servidos aproximadamente 3 mil pratos típicos durantes os três dias de festa. O município de Botuverá iniciou sua história em 1876, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos provenientes de Bérgamo, na região da Lombardia, norte da Itália.