A- A A+

A Sociedade Cultura Artística (SCAR) comemorou 55 anos de fundação na última quarta-feira (8). A entidade surgiu em 1956 por iniciativa do casal Fernando e Adélia Fischer, inicialmente para abrigar uma orquestra de músicos amadores de Jaraguá do Sul. O principal objetivo da instituição é criar oportunidades para a valorização da arte, que àquela época se manifestava na comunidade por meio de grupos isolados de música, teatro, canto e balé.

A construção da sede da entidade começou a se tornar realidade no início dos anos 80, com recursos da comunidade e a participação empresarial, por meio das leis de incentivo à cultura. O Centro Cultural foi inaugurado em 2003, sendo considerado um dos mais completos espaços do gênero na região Sul do país. A inauguração impulsionou o desenvolvimento de atividades artísticas, como a criação de orquestras, grupos de teatro e de dança, oficinas de artes plásticas e promoção de espetáculos, estimulando a cidadania através de projetos na área social.

O presidente Udo Wagner destaca a participação da comunidade como uma das razões do sucesso da SCAR. “Durante o ano que passou, registramos um público de 96 mil pessoas em 260 eventos, sendo 80% na área cultural”, comenta. A agenda dinâmica contempla desde apresentações de dança, música e teatro, com os Núcleos de Produção formados por produtores e artistas ligados à instituição, a espetáculos nacionais e internacionais levados à cidade por produtores independentes.

Cerca de 600 alunos frequentam cursos livres de música, teatro e dança, 400 deles com bolsas de estudo parciais ou integrais. Projetos como “Música para Todos”, “Dentro da Dança”, “Vida e Arte”, “A Escola vai ao Teatro”, “Festival de Formas Animadas” e “Villa-Coral” levam entretenimento e cultura ao público da região e estimulam o despertar de novos talentos para as artes.

Desde novembro de 2009, a SCAR é um Ponto de Cultura. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte coordena a Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, vinculada ao Programa Mais Cultura, do Governo Federal. O Mais Cultura tem como objetivo fomentar a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades e gerar diversidade. Organizações de todo o país são selecionadas através de edital público e recebem recursos para desenvolver suas atividades.  Os Pontos começaram a ser implantados em 2004 e são resultado de uma parceria entre o Governo Federal, os Estados e a sociedade civil.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ponto de Cultura SCAR

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito