Nem deu tempo de a equipe de basquete deficiente físico (D.F.) cadeirante misto, de Joinville, lamentar a derrota para Florianópolis, por 50 a 57, na grande final da modalidade, no final da tarde desta terça-feira (7). Ainda na quadra, os para-atletas, a comissão técnica e os dirigentes do time derrotado começaram a festejar o inédito título de campeão. Joinville foi o município que somou o maior número de pontos, juntando os quatro segmentos: deficiente auditivo (D.A.), deficiente físico (D.F.); deficiente intelectual (D.I.) e deficiente visual (D.V.) na 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste. Nas edições anteriores, o título sempre ficou com Chapecó.
“O município está colhendo os frutos de um trabalho que começou em 2009, quando criamos o departamento do paradesporto e contratamos professores capacitados para tocar o projeto, com muito planejamento”, disse, emocionado com a conquista e em meio à comemoração de toda a delegação, o presidente da Fundação de Esportes e Lazer de Joinville, Jorge Nascimento. A delegação de Joinville é composta por 160 pessoas, sendo 120 atletas. “Competimos nos quatro segmentos e em oito modalidades”, contou. O município campeão só não esteve representado no goalball e na bocha paraolímpica.
Na classificação final, Joinville chegou aos 34 pontos, seguido por Chapecó, com 21, e Itajaí, que ficou em terceiro, com 19. Depois aparecem Florianópolis, com 18 e, empatados, com 10 pontos, Caçador e Concórdia. Dos quatro segmentos em disputa, Joinville venceu dois (D.A. e D.V.) e foi segundo no D.F. Chapecó foi campeão no D. F. e apenas 3º do D.V. Ficou sem marcar pontos nos outros dois segmentos e, em consequência, perdeu a hegemonia dos Parajasc.
Por segmento, Joinville ficou em 1º, seguido por Caçador, com Concórdia em terceiro, no deficiente auditivo. No D.F., o campeão foi Chapecó, seguido por Joinville, com Criciúma em terceiro. Já no D.I., o troféu ficou com Itajaí, com Florianópolis em segundo e Concórdia em terceiro. E no D.V. o campeão foi Joinville, com Florianópolis em segundo e Chapecó em terceiro.
"Os Parajasc estão perdendo a conotação de participação e se voltando para a competição de rendimento”, comentou coordenador geral dos Parajasc, João Batista Cascaes, após o encerramento da competição. Cada vez mais os municípios estão se preparando, melhorando sua estrutura, intensificando treinamentos e buscando novos atletas”, observou Novaes.
O sucesso do evento, que reuniu 2.250 atletas de 64 municípios de todas as regiões do Estado, já provoca uma projeção de que o regulamento precisa ser revisto e modificado para a nova realidade. “Existe a ideia de regionalizar os Parajasc devido ao grande número de participantes em algumas modalidades”, revelou.
Os municípios interessados em sediar os Parajasc de 2012 devem formalizar a candidatura junto à Fesporte até o dia 31 de julho. Os Parajasc são uma realização da Fesporte, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, das secretarias de Desenvolvimento Regional e das prefeituras locais.
Joinville conquistou o primeiro título de campeão dos Parajasc e quebrou a hegemonia de Chapecó (Foto: Fesporte/Epa Machado)
Eduardo Correia
Assessoria de Comunicação - Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)