Na tarde desta sexta-feira, 27 de maio, ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), a reunião do Grupo Gestor do Destino Indutor do Turismo de Florianópolis e Região (GG), do qual a SOL faz parte.
Atualmente, o GG trabalha na preparação da síntese da Análise SWOT do turismo local, na qual estão sendo elaborados os cenários futuros para o turismo de Florianópolis, a partir da identificação das características do município e das diversas ameaças e oportunidades identificadas pelo grupo.
As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente. O Grupo Gestor é formado por representantes das principais entidades, instituições e organizações pertencentes à cadeia produtiva do turismo no município de Florianópolis. Tem como objetivo indicar ações prioritárias ao desenvolvimento turístico da cidade e da região, e contribuir com as discussões sobre o destino turístico.
O Grupo Gestor do Destino Indutor do Turismo de Florianópolis e Região é um dos integrantes dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, escolhidos pelo Ministério do Turismo para alcançarem competitividade de nível internacional. No Estado, além de Florianópolis, São Joaquim e Balneário Camboriú também foram escolhidos pelo Mtur como outros destinos indutores do Estado.
Entre os objetivos está ser reconhecido, até 2016, como um destino turístico de qualidade internacional, focado no desenvolvimento sustentável. Fomentar o desenvolvimento sustentável da atividade turística, de modo a superar as expectativas dos turistas e excursionistas, beneficiar a comunidade local, com respeito ao meio ambiente e ao patrimônio material e imaterial de forma a permitir que a atual e futuras gerações possam continuar a usufruir de um turismo de qualidade no município de Florianópolis.
As estratégias elaboradas serão fundamentais para que Florianópolis atinja o objetivo definido e para que todo os atores envolvidos entendam como poderão colaborar com o processo de desenvolvimento do turismo.