A- A A+

Com o tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, começa na segunda-feira, dia 7, o 3º Fórum Nacional de Museus. Promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento será realizado até o dia 11, sexta-feira, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.  O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo DEMU e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus.

Com o tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, começa na segunda-feira, dia 7, o 3º Fórum Nacional de Museus. Promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento será realizado até o dia 11, sexta-feira, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. 

 O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo DEMU e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus.  

O 3° FNM será um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. O evento permitirá delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.

Durante o Fórum serão oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Também serão reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus - PNM.   Paralelamente à programação principal, serão realizados o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-americano de Museus, que reunirá representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América,; a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República; e a Assembléia anual do ICOM Brasil.  O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.  A programação e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.3forumnacionaldemuseus.com.br.

 

Assessoria de Comunicação – Fundação Catarinense de Cultura
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito