A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) dará início aos Fóruns de Regionalização do Esporte nesta terça-feira (24), na região Encantos do Sul, em Criciúma. O objetivo é a construção participativa de políticas públicas e programas de desenvolvimento regional do esporte, que promovam a integração com os setores de turismo e cultura. Os fóruns serão realizados ao longo do ano em todo o Estado, nas 10 regiões esportivas de Santa Catarina. Esse primeiro evento ocorrerá na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), das 8h30 às 18h.
Os Fóruns de Regionalização do Esporte têm como finalidade instituir o processo de implementação das 10 regiões esportivas, seguindo o modelo já praticado pelo Turismo. Representantes da Secretaria e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) debaterão com os atores presentes as necessidades e expectativas de cada região, finalizando com a formação dos Grupos Gestores Regionais do Esporte.
Os representantes dos Grupos Gestores Regionais serão responsáveis por fazer a interlocução das regiões com a Secretaria. Estarão divididos em câmaras temáticas, como, por exemplo: Ordenamento e infraestrutura; Qualificação de serviços e equipamentos; Promoção e apoio à comercialização; Roteirização e segmentação; Legislação, captação de recursos e elaboração de projetos.
Os Fóruns de Regionalização também serão uma preparação para a formulação e estruturação do Plano Estadual de Desenvolvimento Regional do Esporte. A partir das discussões entre os atores das regiões e a SOL, serão desenvolvidos planos específicos de cada área por região. “Vamos validar o que foi discutido em 2010 na 3ª Conferência Regional do Esporte, proposta do Ministério do Esporte assumida pelo Governo de Santa Catarina, e atualizar as demandas. Ao final desse processo, as regiões vão decidir a aplicação dos recursos estaduais disponíveis e determinar as diretrizes da política do esporte catarinense”, afirma Rosângela Laura Ventura Gomes de Castro, gerente de Políticas de Esporte da SOL
O Plano Estadual do Esporte será decenal, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Regional de Turismo do Estado de Santa Catarina, principal instrumento de orientação estratégica de desenvolvimento do setor das regiões, lançado em 2010. “Nossa premissa é integrar as três áreas: turismo, cultura e esporte. A partir da formulação dos Planos Estaduais de Cultura e de Esporte teremos um processo de gestão mais transparente, sendo um processo contínuo, mesmo quando houver troca de gestão”, ressalta a diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz.
O evento contará com a parceria da Fesporte e das SDRs de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. Estarão presentes representantes de prefeituras, entidades, organizações não-governamentais, federações, fundações, associações, entre outros atores da área esportiva. A SOL realizará também em Criciúma o Encontro Regional de Turismo na terça-feira (24), das 19h às 22h, e o Fórum de Regionalização da Cultura na quarta-feira (25), das 8h30 às 18h. O Caminho dos Cânions será a próxima região a receber os Fóruns de Regionalização do Esporte e da Cultura e o Encontro Regional de Turismo.