O XXVIII Encontro Catarinense de Apicultura & III Tecno-Apis começou nesta sexta-feira (20) na cidade de Águas Mornas com a proposta de debater a produtividade e a adequação do mel à comercialização. Na programação, palestras com biólogos, apicultores, consultores e outros profissionais que atuam no mercado do mel, além de oficinas técnicas e aulas práticas. O projeto conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funturismo. A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina e a Confederação Brasileira de Apicultora são as promotoras do evento.
Uma visita técnica a uma das unidades de extração de mel do município abre a programação de sábado. Paralelamente à visita, ocorrerá a palestra “Meliponicultura – aspectos econômicos e ambientais”. Na sequência, os participantes poderão assistir à palestra “Nutrição Apícola”. Temas como manejo das diferentes espécies, controle do ácaro na colmeia e técnicas avançadas para aumento da produtividade apícola serão debatidos ao longo do dia. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer a Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas e o Museu Apícola. Visitas a pontos históricos, culturais e turísticos do município fazem parte da programação alternativa.
O evento acontece nos salões da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada à Praça Evaldo Carlos Lehmkuhl, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3245-2404, ou pelo site www.aguasmornas.sc.gov.br, no link XXVIII Encontro de Apicultura.