A partir da próxima semana, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) iniciará os Fóruns de Regionalização da Cultura e do Esporte e dará continuidade aos Encontros Regionais de Turismo, com o intuito de aproximar as três áreas pela composição de políticas públicas e programas de desenvolvimento regional que integrem os setores. Os eventos, que serão realizados em todo o Estado – nas 10 regiões turísticas, culturais e esportivas de Santa Catarina –, ocorrerão na próxima terça e quarta-feira, 24 e 25 de maio, em Criciúma, na região Encantos do Sul.
Os Fóruns de Regionalização da Cultura e do Esporte têm como finalidade instituir o processo de implementação das 10 regiões culturais e esportivas, seguindo o modelo já praticado pelo Turismo, para promover a articulação das três áreas em cada região. No evento, a Secretaria e as vinculadas à SOL – Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Santa Catarina Turismo (Santur) – debaterão com os atores presentes as necessidades e expectativas de cada região, culminando na formação dos Grupos Gestores Regionais, tanto da cultura, quanto do esporte.
Os representantes dos Grupos Gestores Regionais serão responsáveis por fazer a interlocução das regiões com a Secretaria, e estarão divididos em câmaras temáticas, como, por exemplo, Ordenamento e infraestrutura; Qualificação de serviços e equipamentos; Promoção e apoio à comercialização; Roteirização e segmentação; Legislação, captação de recursos e elaboração de projetos.
Os Fóruns de Regionalização também serão uma preparação para a formulação e estruturação dos Planos Estaduais de Desenvolvimento Regionais da Cultura e do Esporte. A partir das discussões entre os atores das regiões e a SOL, serão desenvolvidos planos específicos de cada área por região. Os Planos Estaduais da Cultura e do Esporte serão decenais e têm como base o Plano de Desenvolvimento Regional de Turismo do Estado de Santa Catarina, lançado em 2010.
O Plano Estadual de Turismo constitui-se no principal instrumento de orientação estratégica de desenvolvimento turístico das regiões. “Os Planos Estaduais são estruturantes. Hoje já temos um norte no turismo, e precisamos levantar subsídios e dados com os atores da cultura e do esporte”, afirma a diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Elisa Wypes Sant’Ana de Liz.
A diretora também destaca que esta caminhada acontecerá de forma participativa e planejada com as regiões, para que a Secretaria possa conhecer e articular-se com os atores da base das áreas culturais e esportivas. “Nossa premissa é integrar as três áreas, turismo, cultura e esporte. A partir da formulação dos Planos Estaduais de Cultura e de Esporte teremos um processo de gestão mais transparente, sendo um processo contínuo, mesmo quando houver troca de gestão”, ressalta Elisa de Liz.
O Fórum de Regionalização do Esporte acontecerá no dia 24 de maio, das 8h30 às 18h, e o da Cultura, no dia 25, no mesmo horário, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Concomitantemente aos Fóruns, a Secretaria realizará, também, os Encontros de Turismo, que se iniciaram no dia 28 de abril, em São Joaquim, e têm como objetivo dar continuidade ao processo de desenvolvimento turístico regional, e de debater com os atores presentes alguns programas específicos do setor, como o SC Rural, os Observatórios do Turismo, o Plano Catarina e o Cadastur. O Encontro de Turismo acontecerá na região Encantos do Sul no dia 24 de maio, das 19h às 22h, na SDR de Criciúma.
Os eventos a serem realizados em Criciúma contam com a parceria das vinculadas à Secretaria e das SDRs de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. Estarão presentes representantes de prefeituras, entidades, organizações não-governamentais, federações, fundações, associações, entre outros atores das áreas de turismo, cultura e esporte. A próxima região a receber os Fóruns de Regionalização da Cultura e do Esporte e o Encontro de Turismo será o Caminho dos Cânions.