Com o tema "Esporte & Turismo", a Unesporte realizará a partir desta quinta-feira (19), em Florianópolis, a edição comemorativa de 10 anos do Fórum Internacional de Esportes em Santa Catarina. O objetivo do encontro é reunir grandes personalidades para debater o assunto e levantar questionamentos, soluções e meios sustentáveis, com enfoque econômico, ambiental e social, para que o país possa se estruturar, absorver o impacto social e a demanda turística, além de comemorar bons resultados no cenário esportivo nacional. O evento ocorrerá até sábado (21), no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM).
A projeção que o Brasil ganhará nos próximos anos no cenário mundial ao receber megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 vem promovendo grandes mudanças em todo o país. São questões de infraestrutura, segurança, formação e preparação dos profissionais do esporte e ainda o esperado aquecimento do turismo brasileiro de competições. Com esse cenário favorável, surge a necessidade de criar espaços de discussão para o planejamento e sucesso desses eventos.
O 10º Fórum Internacional de Esportes é um evento marcante na área esportiva, sendo o único encontro no Brasil que propõe o debate de diferentes temas relacionados ao mundo do esporte e áreas afins. Na programação principal estão palestras, mesas de debates, eventos paralelos e a plenária de discussão focando o tema central do evento, além de cursos de capacitação e atualização nas mais variadas áreas do meio esportivo – gestão, marketing, gerenciamento de academias, políticas públicas, educação física escolar, alto rendimento, iniciação esportiva, paradesporto, recreação, lazer, turismo e esporte de aventura.
Realizado anualmente em Santa Catarina, o evento foi concebido em 2002 pelo Governo de Santa Catarina, através da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), que a partir da 6ª edição (2007) repassou os direitos de realização do evento para a Unesporte (União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de Santa Catarina) no período de cinco anos. Para sua realização, o Fórum Internacional de Esportes conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através de recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), além de outras instituições e órgãos estaduais e nacionais.
Programação – O programa de atividades da 10ª edição do Fórum Internacional de Esportes inclui cursos de capacitação e atualização profissional, plenárias de discussão, palestras e encontros de instituições ligadas ao sistema esportivo brasileiro e catarinense.
O fórum pretende reunir acadêmicos e profissionais para debater as tendências mais atuais do mundo esportivo, bem como chamar a atenção das autoridades, dos profissionais de educação física e comunidade em geral sobre a importância do evento.
“Preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os megaeventos esportivos” será o tema da palestra de abertura, na quinta-feira (19), às 10h30, com Jorge Steinhilber (RJ). Na manhã de sexta-feira (20), às 8h30, a inglesa Cara Aitchison, uma das autoridades mundiais na área de esporte e sustentabilidade, falará sobre “Esporte e turismo de aventura: integrando impacto econômico com justiça social e ambiental”.
Ainda na sexta-feira, a partir das 10h30, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Rocha, discorrerá sobre “Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: oportunidades e ameaças para o Brasil”. No sábado (21), 8h30, o professor da Universidade Gama Filho (RJ), Lamartine Pereira da Costa, falará sobre “Formação de gestores no esporte”.
O Fórum Internacional de Esportes oferecerá 16 cursos aos participantes e nove eventos paralelos: o 5º Encontro Nacional de Marketing Esportivo; o 7º Congresso Nacional de Justiça Desportiva; o 16º Congresso Catarinense de Educação Física Escolar; o 2º Seminário Sul Brasileiro de Esporte de Aventura com coordenação da Unesporte; o Encontro de Capacitação de Gestores do Ministério do Esporte; 2º Seminário de Futebol: Cenário Nacional e Internacional, 4º Encontro Sul Brasileiro de Políticas Públicas e Gestão; Seminário Sul Brasileiro Sobre Valores do Esporte e Olimpismo; Encontro Brasil Sul de Esporte e Turismo, coordenado pela Unesporte e Santur.
Confira a programação completa no site www.unesporte.org.br/forum/ .
Com informações da Assessoria de Imprensa do evento.