A- A A+

A 9ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao “Dia Internacional de Museus”, comemorado nesta quarta-feira, 18 de maio. O evento acontece de 16 a 22 de maio. A semana tem como propósito promover a integração e a divulgação dos museus brasileiros, bem como intensificar as relações dessas instituições com a sociedade a partir do tema “Museu e Memória”.

Durante a Semana, o Museu de Arte de Santa Catarina e o Museu da Imagem e do Som de SC promovem um encontro com o objetivo trazer à tona as memórias das pessoas que contribuíram para a história desses Museus. A proposta tem o intuito de compartilhar por meio de narrativas orais e de registros visuais as histórias e as memórias, individuais e coletivas, bem como provocar reflexões sobre a importância do papel do MASC e do MIS-SC para a sociedade catarinense. Este encontro será documentado por meio de uma produção audiovisual e resultará em um item de fundamental importância para o público e para o acervo destes Museus.

Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições. O recorde anterior de participação havia ocorrido em 2009, com 2.019 eventos programados em 614 instituições. O tema da Semana (que é definido pelo Conselho Internacional de Museus) em 2011 é Museu e Memória – um assunto amplo e que será tratado de diversas maneiras pelas instituições.

O Brasil, que no início do século 20 contava com 12 museus, hoje possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus, do Ibram. A Semana Nacional de Museus reflete esse crescimento e a diversidade cultural do povo brasileiro. Museus de pequenas comunidades ou de grandes metrópoles, de porte e acervos diversificados, fazem parte da Semana, traduzindo a pluralidade de culturas, histórias e povos que habitaram e habitam o Brasil.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. Em 2010, o Dia Internacional de Museus foi comemorado por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos à data. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de 9 mil eventos durante as Semanas de Museus no país, e a 9ª edição, que bateu todos os recordes de participação, oferece mais 3.080 eventos. A Semana Nacional de Museus acontece desde 2003.

Confira a programação da 9ª Semana Nacional de Museus nos sites www.museus.gov.br e www.fcc.sc.gov.br.


 
Com informações da Assessoria de imprensa da Fundação Catarinense de Cultura

 

 

 

 

 

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito