A- A A+

Com a proposta de compartilhamento de saberes do longa-metragem de ficção Rendas no Ar, da diretora Sandra Alves, a equipe de produção e direção de arte do filme abre seu processo criativo no Workshop Tramas, que será realizado na Casa das Máquinas – Fundação Cultural Franklin Cascaes, na Lagoa da Conceição, de 16 a 20 de maio. Destinado a artistas, artesãos, rendeiras e à comunidade de Santa Catarina, o workshop tem como objetivo a aproximação do fazer cinematográfico, a troca de saberes e práticas e a reconstrução de aspectos da memória local.

O projeto Rendas no Ar foi contemplado pelo Edital Catarinense de Cinema / Prêmio Cinemateca Catarinense no ano de 2009. A direção de arte do filme tomou a renda como elemento para a construção da visualidade. Este fazer, tão característico do litoral brasileiro e em especial da cidade de Florianópolis, através da tradição açoriana, é construído por mulheres há séculos, definindo uma poética do feminino.

 

O workshop é gratuito, será coordenado por integrantes da equipe de direção de arte do filme e funcionará como um ateliê compartilhado no qual os participantes poderão colaborar na produção dos figurinos e cenografia. Roupas e materiais descartados podem servir de base para o desenvolvimento de novas idéias e para a experimentação de linguagens e formas. Além do caráter sustentável da ação, essa prática possibilita o contato com a memória inscrita nas peças. Materiais e padrões extintos podem ser inseridos novamente, auxiliando de forma criativa o trabalho de construção do imaginário de uma época. 

 

A escolha da Casa das Máquinas/FFC como local para sua realização aproximará o universo das tramas com a própria tradição das rendeiras do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, convidadas especialmente a participar do evento. A presença das rendeiras propiciará reflexão e valorização de sua herança cultural.

 

No período do evento, enquanto os participantes atuam, o ateliê estará aberto para visitação. O público poderá acompanhar os detalhes da produção do filme e, ainda, contribuir com a doação de peças antigas para a equipe. Serão aceitas rendas, roupas antigas, acessórios, fotografias, móveis e objetos marcados pelo tempo - inclusive com manchas, rasgados ou quebrados - que poderão estar presentes em cena, na história situada no final do século XIX, na antiga Desterro.

 

 

Funcionamento

 

Encontros: 16 a 20 de maio, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

 

Público-alvo: rendeiras, artistas têxteis, figurinistas, estilistas, cenógrafos, diretores de arte, artistas visuais, estudantes das áreas e demais interessados.

 

Carga horária: 25 horas.

 

Vagas: 25 vagas.

 

Inscrições: as rendeiras poderão inscrever-se diretamente no Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis. Outros interessados devem inscrever-se pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. mediante envio de carta de interesse. A seleção será feita por ordem de inscrição.

 

Materiais necessários: papel para desenho de livre escolha, instrumentos para desenho, material de costura e bordado, tesoura, bastidor para bordado.

 

*Haverá emissão de certificado no final do curso para freqüência superior a 75%.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do filme Rendas no Ar

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito