O Museu Histórico Thiago de Castro, com o projeto "Cultura, Memória e Desenvolvimento", iniciou no último dia 05 as primeiras atividades educativas e culturais de 2011 como Ponto de Cultura. No ano passado, o museu de Lages desenvolveu ações com o objetivo de ampliar a reflexão e difusão do patrimônio cultural da cidade e da região serrana. Como resultado da experiência com as ações educativas e culturais, será lançado no local na próxima segunda-feira (16), o "Caderno Museu, Educação e Patrimônio", durante a abertura da 6ª Semana do Museu.
A elaboração do material visa contribuir didaticamente para a relação entre o museu e a escola, oferecendo aos professores, estudantes e comunidade em geral textos e referências sobre o processo de formação do acervo do Museu Histórico Thiago de Castro e a trajetória de Danilo Thiago de Castro, idealizador e fundador. O Caderno também oferece textos que tratam da temática "Patrimônio e Cidadania" e apresenta algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas pelos professores em sala de aula ou na comunidade escolar de forma geral.
Na noite de abertura da 6ª Semana do Museu, o Museu Histórico Thiago de Castro oferecerá a palestra "Museu, Memória e Educação", ministrada pela coordenadora técnica do Museu Histórico de Santa Catarina, Christiane Maria Castellen. A proposta do encontro é dialogar e refletir sobre as possibilidades de ações educativas no Museu, promovendo a troca de experiências e saberes compartilhados com a educação formal e não formal. Os interessados poderão receber exemplares do caderno por meio de cadastro feito no dia do evento.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ponto de Cultura Museu Histórico Thiago de Castro