A 7ª Mostra de Cinema infantil, em Florianópolis, segue com uma programação variada e cheia de novidades. Desde o dia 27 de junho, o Centro Integrado de Cultura – CIC – oferece sessões de curtas e longas-metragens infantis, espaços de entretenimento fora das salas de projeções e oficinas temáticas. No próximo final de semana, as crianças conhecerão a arte do Flipbook, que transforma imagens estáticas em movimento. A oficina será ministrada pelo chargista e artista gráfico Frank Maia, no domingo, dia 6, em três horários, dentro da programação da 7ª Mostra de Cinema Infantil, que recebe o apoio do Governo do Estado por meio do Funcultural – Fundo de Incentivo à Cultura - da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura – FCC. “O flipbook é a primeira aventura que a gente tem relacionada à animação, mesmo sem consciência de que os desenhos na aba do caderno são o princípio do cinema", diz Frank Maia, ilustrador profissional há 21 anos. O chargista ministrou esta mesma oficina para crianças da comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, na semana de abertura da mostra.
As crianças do Proejto Esperança, da Chico Mendes, também participam da Oficina Palavra Pintada, da Mostra, na capital. Uma tela gigante com o tema Eu no mundo está sendo produzida no CIC por 15 crianças vindas da comunidade carente, que fica na parte continental da cidade. Ministrada pela artista Sofia Camargo e pelo percussionista e massagista Marcelo Melão, a oficina motiva as crianças a expressar o que pensam de si mesmas e do mundo, por meio da dança, do canto e do conhecimento do próprio corpo. O resultado do trabalho será apresentado ao público na abertura do show do Grupo Palavra Cantada, que vai encerrar a Mostra, no dia 13 de julho. As crianças do Projeto Esperança, da Chico Mendes, são parceiras da Mostra desde o início. Nas edições anteriores, já participaram de oficinas de vídeo, animação e arte.
Sofia Camargo divide seu tempo entre o Brasil e Berlim, na Alemanha, e tem em seu currículo aprendizagens diversificadas nas artes visuais e plásticas, bem como projetos itinerantes realizados em escolas, museus e instituições para crianças. Como artista, já expôs no Centro Cultural São Paulo; em Fuerteventura, na Espanha; na October Galley, em Londres, Inglaterra; no Museum Dahlen, Berlim, entre outros lugares. Na entrevista abaixo, Sofia conta sobre a origem do projeto, como é realizada a oficina e de que forma a arte estimula o crescimento saudável dessas crianças.
Com informações da Assessoria de Imprensa da 7ª Mostra de Cinema Infantil www.mostradecinemainfantil.com.br