A- A A+

Um dos maiores eventos de corrida de revezamento da América Latina será realizado neste sábado (30), em Florianópolis. A 16a edição do Volta à Ilha reunirá 3.600 atletas para percorrer a capital catarinense em um trajeto de 150 Km. A largada da prova será dada a partir das 4h, no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, um dos 22 pontos turísticos da cidade por onde passarão os corredores.

O evento é organizado pela empresa Eco Floripa Eventos Esportivos e conta com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Criado em 1996, o Volta à Ilha foi a primeira prova do gênero, no Brasil. A competição já é programa obrigatório no calendário de corrida nacional e chama a atenção por inúmeras peculiaridades. Além de ser uma corrida de revezamento, ela permite que atletas com diferentes níveis de condicionamento físico participem, e seu trajeto, de 150 km, abrange os mais diversos terrenos, aproveitando as belezas naturais de Florianópolis.

O percurso é um dos grandes atrativos da prova. Ele compreende as mais belas paisagens da capital catarinense, como Jurerê Internacional, Forte de São José, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Ingleses, Santinho, Moçambique, Rio Vermelho, Joaquina, Campeche, Armação, Açores e Ribeirão da Ilha. O trecho mais temido é o do Morro do Sertão do Peri, na Seção 19 (Sul da Ilha), quase no final da prova. Lá, o terreno é de chão batido, com uma subida íngreme que atinge 250 metros de altitude.

No percurso, haverá 22 pontos de encontro (pontos de troca), onde os corredores irão se revezar. O trajeto compreende vários tipos de terrenos: mata, areia fofa de praia, duna, chão batido, asfalto, calçamento, aclives e declives. Os trechos variam de 3 a 15 km e o grau de dificuldade vai de fácil a muito difícil.

Em sua primeira edição, o Volta à Ilha foi disputado por 22 equipes. Já nesta 16ª edição, estão inscritas 390, deixando cerca de 350 grupos sem vaga. A competição reunirá equipes de 11 estados brasileiros, três da Argentina, além de competidores estrangeiros.

As equipes estão divididas em oito categorias e, dependendo da categoria, podem participar atletas a partir de 12 ou 18 anos. A prova tem um perfil inclusivo, pois permite que corredores de diferentes níveis de condicionamento físico possam participar, além de diferentes idades.

A atual equipe campeã da principal categoria do Volta à Ilha é a Paquetá Esportes ASICS, de Porto Alegre, que busca o hexacampeonato. Mas a disputa não deve ser fácil, pois a segunda colocada de 2010, Beckhauser Malhas, de Tubarão, promete aumentar o nível da competição. O encerramento da prova será às 20h15, no mesmo local da largada, o trapiche da Avenida Beira-Mar Norte.

Foto: Christina Mendes/divulgação
Foto: Christina Mendes/divulgação

Corrida mais admirada do Brasil - A Volta à Ilha é considerada por importantes revistas especializadas como a corrida mais admirada do Brasil. A Revista O2 premiou a Volta à Ilha com o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil” nos anos de 2007, 2008 e 2009. A Revista Mens´s Health a elegeu em 2007 como a “Melhor Corrida do Brasil”, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Nos anos de 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram o Revezamento Volta à Ilha o “Melhor Evento de Aventura” do país.

Com informações da Assessoria de Comunicação do evento

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito