A- A A+

Os 21 novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) foram empossados pelo secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior, no auditório da Sol, nesta quinta-feira, 28 de abril. O secretário enfatizou que a cultura precisa ser vista como prioridade. “A cultura como conjunto de conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber é essencial para a sociedade. Cada um desses novos conselheiros tem a grande responsabilidade de escolher os projetos que receberão verbas do estado, sempre tendo em mente que eles precisam chegar ao maior número de pessoas possíveis”.

Cesar Souza Júnior também lembrou a importância da contrapartida social que todos os projetos precisam apresentar. “Esta contrapartida deve ser encarada como mais um mecanismo de aproximar a cultura das crianças e dos menos favorecidos”, argumentou. Vários profissionais envolvidos com a área cultural ouviram atentamente o discurso de posse da nova presidente do Conselho, Mary Elizabeth Benedet Garcia que exaltou a importância da área no desenvolvimento de Santa Catarina. “A cultura é a mais pura expressão do comportamento humano e por isso merece ser respeitada”, afirmou.

O CEC é composto por vinte e um membros e possui caráter consultivo e deliberativo. De acordo com a legislação, o objetivo da entidade é discutir, deliberar e propor ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado.  Entre outras atribuições, compete ao CEC acompanhar a implantação da política cultural de Santa Catarina, apoiar campanhas que visem à preservação da memória catarinense e propor medidas que estimulem a interação e aprimoramento da cultura. O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida uma única recondução.

Dez integrantes são indicados pelo Governo de Santa Catarina, entre eles o presidente. São representantes culturais de diversas regiões catarinenses. Entidades culturais do Estado também auxiliam na formação do CEC, com a indicação de dez nomes representativos da sociedade civil organizada e de setores culturais específicos. Os nomes devem ser oficializados ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, para então serem encaminhados ao Chefe do Poder Executivo. Conforme a lei 14.367, de 25 de janeiro de 2008, que dispõe sobre os Conselhos de Turismo, de Cultura e de Desporto do Estado, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura em exercício possui cadeira cativa no órgão.

Confira a relação dos nomeados:
  
Membro nato
Joceli de Souza

Indicações feitas pelo Governo do Estado
Neila Maria Balú (artes)
Adriano Dutra (teatro)
Jairo Alvim Barbosa (letras e música)
Andrea Marques Dal Grande (patrimônio histórico)
Luiz Eduardo Caminha (escritor e jornalista)
Luiz Carlos Laus (música)
Alcides Buss (letras e editor)
Marco Anselmo Vasques (letras e teatro)
Cristiano Moreira (teatro)
 
 Indicações feitas pelas entidades culturais
 
Betina Adams (representante dos profissionais de conservação e restauração do patrimônio histórico)
Jeferson Luiz de Lima (representante dos profissionais da área de cinema)
Elisangela Jaworski (representante dos profissionais da área da dança)
Luciano Cavichiolli (representante dos profissionais da área de teatro)
Francisco do Vale Pereira (representante da área de folclore)
Sebastião Carlos de Andrade Machado (representante da área de música)
Augusto Cesar Zeferino (representante da área de patrimônio histórico e geográfico)
Júlio de Queiroz (representante dos escritores)
Hilário Fred Voigt (representante dos artistas plásticos)
Adriana Durante (representante dos profissionais educadores de arte)

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito