O projeto Zico 10 já atua em 15 estados brasileiros e trabalha com mais de 15 mil crianças entre sete e 16 anos. Apenas no Pará são cinco mil estudantes atendidos pelo programa. "Temos o objetivo de levar para o Brasil inteiro, e por isso estou conversando com o governador Colombo e com o Cesar Souza Junior que entenderam muito bem o nosso pensamento", explica o maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas disputadas.
Segundo Zico, a metodologia do instituto é de capacitar os professores e ter o acompanhamento integral do processo, inclusive conversando e orientando os pais dos alunos. Os estudantes que frequentarem a escolinha também têm o compromisso com a escola e não podem ter notas baixas. “Nós vemos que as crianças não querem sair da escolinha e por isso se esforçam mais ainda nos estudos. Já teve mãe dizendo que antes a nota mais alta do filho era 4, e agora a mais baixa é 8”, descreve Zico.
Cesar Souza Jr concordou com o craque. “O Zico está certo quando diz que esporte ajuda na qualificação dos nossos jovens, tanto na área profissional, como também com uma educação para resto da vida, mantendo os jovens longe das drogas, por exemplo”, comentou o secretário.
Nos próximos dias, o governador vai realizar uma reunião de trabalho junto aos secretários de Turismo, Cultura e Esportes, César Souza Junior, da Educação, Marco Tebaldi, e da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, para avançar no projeto.
Fotos: Antônio Carlos Mafalda / SECOM