A- A A+

Instalações esportivas de todo o país têm até o dia 05 de abril para se inscrever junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e candidatar-se a receber atletas olímpicos e paraolímpicos para treinamento e aclimatação antes dos Jogos 2016, que serão sediados no Rio de Janeiro.

 

O processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento Pré-Jogos Rio 2016 é feito através do site oficial www.rio2016.com.br/treinamentoprejogos. Neste endereço eletrônico estão disponíveis informações como o regulamento e o funcionamento de todas as etapas do processo, entre prazo para inscrição, critérios para a participação e divulgação dos resultados. Os interessados também terão acesso a um espaço para preencher o formulário de inscrição e outro para entrar em contato com o Comitê Organizador e tirar dúvidas sobre o cadastramento.

 

Logo após os Jogos de Londres 2012, os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paraolímpicos Nacionais (CPNs) já devem começar a enviar suas equipes técnicas ao Brasil para selecionar os Locais de Treinamento Pré-Jogos. O objetivo será aclimatar os atletas às condições locais, concentrar e aperfeiçoar seu treinamento, na busca de melhores resultados.

 

Quem pode se candidatar – Podem participar instituições esportivas municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; instituições militares; clubes esportivos particulares e empresas do ramo esportivo, desde que as instalações esportivas atendam aos requerimentos técnicos das Federações Internacionais Olímpicas e Paraolímpicas.  

 

Entre os requisitos de participação da instalação esportiva estão: distância máxima de 150 km de um aeroporto regional com voos regulares, distância máxima de 30 km de meios de hospedagem qualificados (3-5 estrelas segundo o Ministério do Turismo), serviço de UTI móvel e tempo de deslocamento máximo de 30 minutos até hospitais que atendam o regulamento.

  

Legado e oportunidades – De acordo com o COB, os Jogos Rio 2016 serão os Jogos da celebração e transformação através do esporte. Segundo o regulamento do Comitê Organizador, “esta transformação poderá ser ampliada a todo o país com a escolha dos locais de treinamento Pré-Jogos”.

 

Tornar-se um desses locais pode render diversos benefícios. Além de se constituir um polo de desenvolvimento esportivo na região, é possível gerar iniciativas, projetos ou instalações para treinamento de atletas em formação, renovar e modernizar instalações esportivas e candidatar-se posteriormente a sede de competições regionais, nacionais e internacionais. Os locais de treinamento Pré-Jogos possibilitam ainda o intercâmbio entre diferentes culturas, auxiliam na divulgação e promoção do potencial esportivo e turístico da cidade no Brasil e no exterior, e contribuem para gerar maior conscientização para a questão da acessibilidade e da inclusão esportiva e social.

 

Responsabilidades - Ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 compete cadastrar, avaliar e selecionar as instalações esportivas de acordo com os requerimentos técnicos, analisar a infraestrutura das cidades para atendimento das demandas dos CONs e CPNs, publicar o Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos em Londres 2012 e facilitar o contato entre os CONs e CPNs e as instalações.

 

Já os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais se responsabilizam pelo contato e pelas negociações com as instalações, além de arcar com todos os custos dos serviços por eles requisitados e previamente acordados em contrato com o representante da instalação.

 

As cidades e instalações devem se comprometer em atender aos requisitos técnicos das Federações Internacionais e às necessidades dos CONs e CPNs, pagar pela construção ou reforma das instalações e assegurar os serviços públicos de transporte, saúde, turismo, lazer, segurança, entre outros.

 

Confira os esportes/disciplinas olímpicas incluídos no Programa de Competição dos Jogos Rio 2016:
Atletismo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem (slalom e velocidade), ciclismo (BMX, estrada, mountain bike e pista), desportos aquáticos (nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais), esgrima, futebol, ginástica (artística, rítmica, trampolim), golfe, handebol, hipismo (adestramento, concurso completo e saltos), hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, lutas (greco-romana e livre), pentatlo moderno, remo, rúgbi, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e voleibol (quadra e praia).

 

Confira os esportes/disciplinas paraolímpicas incluídos no Programa de Competição dos Jogos Rio 2016:     
Atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo (estrada e pista), esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, triatlo, vela e voleibol sentado.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito